Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça inova e inaugura Coworking para se adequar à nova realidade de TeleTrabalho

Ouvir: Tribunal de Justiça inova e inaugura Coworking para se adequar à nova realidade de TeleTrabalho

A modernização da estrutura física e tecnológica fez com que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inovasse mais uma vez. Agora, magistrados e servidores podem contar com dois novos espaços de uso compartilhado, planejados para proporcionar mais conforto, segurança e bem-estar aos colaboradores. Seguindo a tendência de otimização dos ambientes que foram adaptados à nova realidade, foi criado o espaço Coworking, com 28 estações de trabalho respeitando todas as medidas de distanciamento social.

O Coworking faz parte do projeto Novo Modelo de Trabalho e poderá ser utilizado mediante agendamento prévio. O layout foi pensado para que pudesse atender às necessidades das equipes. Poderão utilizar o espaço os profissionais que, atualmente, estão em regime híbrido, alternando entre home office e trabalho presencial. E também aqueles que realizam trabalho remoto, mas que, eventualmente, precisam ir ao Tribunal.

“A área técnica fez um excelente trabalho com layout moderno no estilo das grandes corporações, com distanciamento bem definido e com uma bela visão. Uma proposta inovadora que proporciona melhor aproveitamento do espaço e resultará no aprimoramento dos serviços”, elogiou o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, durante a inauguração nesta quarta-feira (27/01).

Seguindo os conceitos modernos de compartilhamento do espaço, o local foi projetado com técnicas de arquitetura que otimizam os recursos e facilitam a limpeza e manutenção. Localizado no 2° andar, o projeto teve o investimento de 230 mil reais. O ambiente amplo possui mesas de trabalho com plantas ornamentais, janelas que permitem a iluminação natural e vista para o jardim.

“É um espaço arrojado devido à proposta de disruptura de cada unidade ter seu ambiente delimitado. Aqui, várias unidades diferentes podem atuar no mesmo local. Então, se um servidor que está em casa com computador e cadeira emprestados pelo Tribunal em TeleTrabalho e quiser trabalhar eventualmente aqui, poderá vir para este local inovador”, explica o secretário de Administração e Infraestrutura, Moisés Costa.

 

ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA

Outro ambiente que foi entregue e está disponível aos colaboradores do Tribunal de Justiça é a Sala de Convivência. Previsto inicialmente para ser inaugurado ainda em 2020, a reformulação do espaço precisou ser interrompida devido à pandemia.

Situado onde funcionou o antigo restaurante do TJCE, ao lado da entrada principal do prédio, o espaço poderá ser utilizado por servidores que estejam em trabalho presencial para fazer suas refeições, pois conta com mobiliário adequado e uma cozinha equipada com geladeira, pia e micro-ondas, proporcionando conforto para os usuários.

“Ela tem uma estrutura de restaurante em que o servidor pode fazer suas refeições. No entanto, é um espaço de convivência modular, pois o local pode ser utilizado para outras funcionalidades. É possível ajustar e realizar pequenas palestras, cursos, futuras confraternizações”, ressalta o secretário Moisés Costa.

Para o presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, foi percebida a necessidade de um espaço desse tipo. “Nós não tínhamos um ambiente em que o servidor pudesse fazer sua refeição ou confraternização. É versátil e já era uma necessidade do Tribunal”.

Trabalharam nos dois projetos profissionais da Gerência de Manutenção, Engenharia e Suprimentos, sendo os servidores Rógeres Costa e Fábio Frota responsáveis pela concepção do projeto arquitetônico.