Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça inicia elaboração do Plano Estratégico do Poder Judiciário 2015/2020

Tribunal de Justiça inicia elaboração do Plano Estratégico do Poder Judiciário 2015/2020

Ouvir: Tribunal de Justiça inicia elaboração do Plano Estratégico do Poder Judiciário 2015/2020

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inicia, no próximo dia 15, os trabalhos para a concepção do Plano Estratégico Plurianual do Poder Judiciário 2015/2020. A primeira reunião ocorrerá a partir das 8h30, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), e terá a presença de magistrados e servidores, da Capital e Interior.

A primeira etapa do projeto será composta por mais três encontros, marcados para os dias 19, 22 e 26 de setembro. Os trabalhos serão conduzidos pelo Comitê Estratégico, supervisionado pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal.

Inicialmente será feito o mapeamento e a discussão de questões internas e externas do Judiciário para, em seguida, nos meses de outubro e novembro, serem construídos os objetivos, indicadores e metas voltadas à busca e melhoria dos serviços para os próximos seis anos.

Após o início da vigência, o plano vai seguir os macrodesafios acordados para o Judiciário nacional, entre eles, o aprimoramento da gestão da Justiça criminal; celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; adoção de soluções alternativas de conflito; gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes, entre outros.

A indicação de magistrados e servidores que participarão dos encontros iniciais deve ser feita pelos diretores dos fóruns, presidentes de câmaras e titulares de unidades administrativas do Poder Judiciário.

Todo o trabalho de elaboração do plano é disciplinado pela Resolução nº 198 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a gestão estratégica do Poder Judiciário nacional, e determina a necessidade da concepção do plano estratégico plurianual. Mais informações podem ser obtidas na Seplag, por meio do telefone (85) 3207.6865.