Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça empossa juiz Antônio Pádua Silva como desembargador

Tribunal de Justiça empossa juiz Antônio Pádua Silva como desembargador

Ouvir: Tribunal de Justiça empossa juiz Antônio Pádua Silva como desembargador

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta sexta-feira (31/05), o juiz Antônio Pádua Silva no cargo de desembargador. A cerimônia contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de familiares e amigos do novo integrante.
O evento foi conduzido pelo chefe do Judiciário cearense, desembargador Washington Araújo. O magistrado destacou as qualidades do recém-empossado. “É um julgador sóbrio, experiente e com uma sólida formação, que vem contribuir para o engradecimento do Poder Judiciário.”
O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, integrante da 3ª Câmara de Direito Público, fez a saudação em nome do TJCE. Segundo o magistrado, o novo desembargador é “homem de temperamento calmo, tranquilo, prudente, cauteloso sem ser medroso. Chega a esta Casa maduro, não pelo estágio cronológico que alcançou, mas pela conduta e reflexão por ele haurida durante toda sua vida”.

Durante o discurso, Antônio Pádua prestou homenagem aos pais, Clodomir Silva Lima (in memoriam) e Francisca Tilde Silva, de 90 anos, presente à solenidade. Ele fez uma retrospectiva da jornada no Poder Judiciário e se emocionou ao lembrar dos familiares e amigos que o apoiaram em sua trajetória de vida. “Vivencio, sem dúvida, um momento ímpar em minha carreira”, declarou.
Também falou sobre a experiência como juiz convocado do TJCE. “Junto a meus honrados pares, pretendo contribuir com tal trabalho sem medir esforços, continuando o labor que exerço no seio deste Tribunal desde 15 de junho de 2015, com transparência, dedicação, orgulho e imensurável satisfação. A sociedade deve sentir-se segura, amparada e orgulhar-se de seu Tribunal”.
Completaram a mesa: o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos, representando o governador; procurador-geral adjunto do Município, Felipe Augusto Siqueira Filho, representando o prefeito de Fortaleza; desembargador Haroldo Correira de Oliveira Máximo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará; procurador-geral de Justiça, Plácido Rios; o vereador Zier Ferrer, representando o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Erinaldo Dantas Filho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará; subdefensor público-geral do Estado, Leonardo Antônio de Moura Junior, representando a defensora pública-geral; e os juízes estaduais Ana Cristina Esmeraldo, diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, e José Maria Sales, vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados.
Também prestigiaram a vice-presidente do TJCE, desembargadora Nailde Pinheiro, o corregedor-geral da Justiça do Estado, Teodoro Silva Santos, e o prefeito de Missão Velha, Diego Feitosa.
TRAJETÓRIA
Antônio Pádua Silva foi aclamado pelo critério de antiguidade no último dia 16 de junho, ocupando vaga que surgiu com a aposentadoria da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. O magistrado tem quase 32 anos de serviços dedicados à magistratura cearense, tendo atuado como juiz convocado do Tribunal entre 2015 e 2018.
Natural de Missão Velha (CE), ingressou na magistratura cearense em outubro de 1987, na Comarca de Aracoiaba. Atuou ainda nas comarcas de Redenção, Itapiúna, Pacajús, Baturité, Crateús e Acopiara, entre outras. Desde 1996, era titular da 5ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza.
Também ocupou o cargo de juiz auxiliar da Presidência do TJCE, na Gestão do desembargador João de Deus Barros Bringel, e de juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, por diversas ocasiões. Tem Especialização em Direito Processual Penal.

DEPOIMENTOS
“O desembargador Pádua é uma pessoa já reconhecida pela experiência e pelo trabalho escorreito, isento e sério. Ele transmite não só para o Ministério Público, mas para os jurisdicionados a segurança de termos um Judiciário apto a bem servir o povo do Estado do Ceará” – procurador-geral de Justiça Plácido Rios.
“O Governo Camilo Santana tem sido marcado por muito diálogo entre os Poderes, e ver o Tribunal engrandecido e enriquecido na sua composição é uma comemoração também para o Executivo, porque sabemos que isso só vem a somar, neste processo de aproximação e interface entre os Poderes.” – procurador-geral do Estado Juvêncio Vasconcelos.
“Pelo discuso, o desembargador demonstrou amplo conhecimento não só do Direito, mas holístico, e principalmente vocação para ser magistrado. A OAB espera que esse elo entre advocacia, Ministério Público e Judiciário continue forte, trabalhando de forma unificada em prol da sociedade – Erinaldo Dantas.
“Um colega muito estimado, que sempre me impressionou muito pela capacidade de organização e de gerenciamento, e pela intensa produtividade” – juíza Ana Cristina Esmeraldo.
Clique aqui para ver a matéria do discurso de posse do novo desembargador.