Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça e instituições parceiras promovem curso Justiça e Diálogo Social

Tribunal de Justiça e instituições parceiras promovem curso Justiça e Diálogo Social

Ouvir: Tribunal de Justiça e instituições parceiras promovem curso Justiça e Diálogo Social

Abertas as inscrições para o curso de extensão Justiça e Diálogo Social. A capacitação é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR), com apoio da Universidade Estadual do Ceará (Uece). As inscrições prosseguem até 19 de maio e devem ser feitas pelo site da FDR.
O curso terá formação em fascículos, que serão publicados pelo Jornal O Povo, além de videoaulas, radioaulas, webconferências e quatro encontros presenciais. Segundo o superintendente da Área Judiciária do TJCE, Nilsiton Aragão, as temáticas abordadas facilitam o entendimento da população sobre Direitos Fundamentais. “Uma das grandes dificuldades que a gente encontra na hora de atuar é exatamente a falta de conhecimento dos direitos pela sociedade, entender o que está acontecendo nos processos, no direito de saber o que poder reclamar, ajuda no exercício da cidadania”, avalia.
Para a coordenadora-executiva do projeto, Ana Cristina Barros, o curso auxilia na aproximação da Justiça com a sociedade. “O que se quer do curso além de aproximar os conceitos da Justiça é informar os participantes de como ela pode ser importante no diálogo social”, afirma.
Entre os temas das aulas estão: O Estado Democrático de Direito e a Constituição de 1988, e a importância da Justiça na Democracia, dos Direitos Humanos e Direitos Fundamentais. O projeto também trabalhará os conhecimentos acerca das conciliações e acordos judiciais. Ainda conforme Nilsiton Aragão, isso facilitará a compreensão dos direitos do cidadão na resolução de problemas. Ao todo, serão 160 horas/aula certificadas pela Uece.
Serviço
Curso: Justiça e Diálogo Social
Data: De 3 de março a 19 de maio
Inscrições abertas e gratuitas: fdr.org.br
Avaliação online: de 25 de maio a 15 de junho
Certificação: a partir de 3 de julho