Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará inaugura arquivo deslizante e inicia descarte de petições digitalizadas

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará inaugura arquivo deslizante e inicia descarte de petições digitalizadas

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, nesta quarta-feira (03/10), o processo de descarte de petições digitalizadas. Na ocasião, também foi inaugurado o sistema de arquivo deslizante, que vai proporcionar economia de até 60% da área utilizada para guardar documentos.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador José Arísio Lopes da Costa, que destacou “a alta significação do trabalho para a Justiça cearense”.

O presidente da Comissão Socioambiental do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto Mendes Fortes, agradeceu o apoio da Presidência e disse que a Justiça cearense está desenvolvendo um trabalho de relevância nacional. Ao ressaltar o cumprimento das normas socioambientais, destacou a relevância do descarte para as instituições sociais.

O material descartado será doado à Associação dos Catadores do Jangurussu e aos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, entidades selecionadas por meio de credenciamento. Para Maria de Lurdes Araújo, presidente da Rosa Virgínia, a doação diminuirá o tempo dos associados nas ruas à procura de material. Já para Adalto Torquato Barbosa, diretor financeiro da Associação do Jangurussu, a aquisição das peças descartadas vai ajudar a aumentar a renda salarial de todos.

O descarte consiste na eliminação de peças processuais físicas protocoladas na Justiça estadual. Só serão descartadas as petições já digitalizadas e publicadas em edital no Diário da Justiça Eletrônico, não requisitadas no prazo legal estabelecido (30 dias).

A iniciativa está em conformidade com a Resolução nº 2 do TJCE, que estabelece a responsabilidade socioambiental como um dos objetivos do Plano Estratégico do Poder Judiciário cearense. O arquivo deslizante do Fórum Clóvis Beviláqua já foi adquirido e se encontra em fase final de implementação. A próxima etapa será o descarte das petições.

INAUGURAÇÃO DO ARQUIVO DESLIZANTE

Durante a solenidade de inauguração do arquivo deslizante, a assessora Institucional da Presidência do TJCE, Lúcia Carvalho Cidrão, informou que o novo sistema contém, ao todo, 115 mil caixas tipo box, onde se encontram acondicionados processos arquivados ou digitalizados, e 233 mil processos digitalizados, incluindo os do Fórum Clóvis Beviláqua. A assessora destacou o trabalho de todos os setores envolvidos no processo no levantamento do material, apoio logístico, organização do acervo a ser descartado e conferência dos arquivos.

“Foi um desafio muito grande, levando-se em conta o pouco tempo disponível para a recebimento dos arquivos que se encontravam sob guarda externa, mas o trabalho contou com a cooperação de todos para que pudesse se tornar realidade”, disse.

O trabalho foi uma ação conjunta entre a Assessoria Institucional da Presidência e a Secretaria Judiciária do TJCE, que tem à frente Cleidinir Rêgo. Estiveram presentes à solenidade os desembargadores Edite Bringel Olinda Alencar (corregedora-geral da Justiça do Ceará), Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Suenon Bastos Mota, Clécio Aguiar de Magalhães, Francisco Barbosa Filho, Francisco Paulo Banhos Ponte, Francisca Adelineide Viana e Váldsen da Silva Alves Pereira. Participaram ainda juízes, assessores e servidores da Justiça.