Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará empossa, nesta sexta-feira, a 16ª mulher no cargo de Desembargadora

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará empossa, nesta sexta-feira, a 16ª mulher no cargo de Desembargadora

O Poder Judiciário cearense terá, a partir desta sexta-feira (18/02), mais uma magistrada como desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O evento, marcado para ocorrer às 16h na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), dará posse à juíza Joriza Magalhães Pinheiro, magistrada com 28 anos de atuação na Justiça de 1º Grau. Será a 16ª mulher a assumir o cargo, chegando, na atualidade, aos 37,20% do total da Corte estadual, que conta com 43 desembargadores. A solenidade será transmitida pelo canal do TJCE no YouTube.

Eleita pelo critério de merecimento, após figurar por três vezes entre os três juízes mais bem pontuados, ela ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. Um fato inédito é que, na história dos 148 anos do Judiciário cearense, a eleição foi marcada pela presença de cinco mulheres nas primeiras colocações da lista que define o novo desembargador.

CREDENCIAMENTO
Os profissionais da Imprensa que desejam cobrir o evento devem fazer o credenciamento junto à Assessoria de Comunicação do TJCE, pelo e-mail tjce.imprensa@tjce.jus.br, com as seguintes informações: nome completo, CPF e veículo de comunicação. Por conta da pandemia do Coronavírus, o número de profissionais será limitado, devendo seguir a ordem cronológica dos credenciamentos.

PERFIL
Natural de Fortaleza, Joriza Magalhães Pinheiro bacharelou-se em Direito em 1991, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização e mestrado também pela UFC, além de MBA em Direito: Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1994, ingressou na magistratura cearense. Foi titular das Comarcas de Novo Oriente e Icó, da 2ª Vara de Aracati, do Juizado Especial e da 3ª Vara de Sobral. Também atuou como titular da 6ª Vara do Júri e da 9ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza. A magistrada compôs a 6ª Turma Recursal de 2009 a 2011 e integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como membro titular na categoria juíza de Direito, por dois biênios. Foi ainda juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE de 2018 a 2021 e é juíza auxiliar da Presidência na atual gestão.

SERVIÇO
Evento: Posse da juíza Joriza Magalhães Pinheiro ao cargo de desembargadora do TJCE
Data: 18 de fevereiro de 2022
Horário: 16h
Local: Esmec (R. Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz)