Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça avança no projeto de modernização e eleva comarcas do Interior à Entrância Final

Ouvir: Tribunal de Justiça avança no projeto de modernização e eleva comarcas do Interior à Entrância Final

A atual Gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem implementando uma série de mudanças para tornar o Judiciário eficiente e otimizar os serviços prestados à população. Nesse sentido, houve mais um avanço com a elevação das Comarcas de Tauá, Quixadá e Iguatu à condição de Entrância Final.

As alterações foram implementadas a partir de estudo técnico desenvolvido pelo Tribunal com objetivo de estabelecer maior equilíbrio na distribuição de unidades em relação à média de casos novos, proporcionando o aumento da eficiência e da capacidade de dar respostas rápidas à sociedade.

O presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, explicou que a iniciativa foi planejada para que “permitisse ampliar a estrutura das unidades e possibilitasse a manutenção de magistrados trabalhando por mais tempo em suas respectivas comarcas. É mais um avanço do Tribunal de Justiça no sentido de otimizar a tramitação processual, dessa vez equalizando as demandas por varas e juizados das comarcas contempladas e gerando impactos positivos na produtividade e celeridade. Quem mais ganha com isso é o cidadão”.

ELEVAÇÕES E NOVAS UNIDADES

Também foram definidas a elevação da Comarca de Guaraciaba do Norte à condição de Entrância Intermediária e a criação de novas unidades judiciárias em Tauá, Quixadá, Jucás, Solonópole, Jaguaribe, Redenção, Marco, Acopiara, Icó, Quixeramobim, Itapajé, Uruburetama, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Santa Quitéria.

As mudanças foram aprovadas no último dia 22, durante sessão do Pleno, e fazem parte do Projeto de Modernização do Judiciário cearense. A iniciativa permite ampliar a estrutura das unidades e possibilita a manutenção de magistrados trabalhando por mais tempo em suas respectivas comarcas.

O projeto de modernização, iniciado em novembro do ano passado, não trará qualquer impacto financeiro nem resultará no fechamento de unidades.