Conteúdo da Notícia

Três magistrados são promovidos para comarcas do Interior durante sessão do Órgão Especial

Ouvir: Três magistrados são promovidos para comarcas do Interior durante sessão do Órgão Especial

Aprovada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) a promoção de três juízes durante sessão nesta quinta-feira (30/06). O vice-presidente da Corte, desembargador Abelardo Benevides Moraes, conduziu os trabalhos da reunião realizada virtualmente.

Todos eles foram promovidos para a Entrância Intermediária, sendo um pelo critério de merecimento e dois por antiguidade. Por merecimento, a juíza Maria Anita Araruna Correa Dias (da Vara Única de Alto Santo) vai para titularidade da Vara Única Criminal da Comarca de Santa Quitéria; já por antiguidade, o juiz Luiz Guilherme Costa Pedroso Silva (Vara Única de Pentecoste) foi para 1ª Vara Cível da Comarca de Itapipoca. Também por antiguidade, o juiz Arthur Moura Costa (Vara Única de Pedra Branca) vai assumir a Vara Única Criminal da Comarca de Tianguá.

PARA ENTENDER
Após passar em concurso público, o juiz é empossado em uma comarca de Entrância Inicial (Vara Única), podendo ser promovido para as Entrâncias Intermediária e Final, ao longo da carreira. A remoção é a transferência de um magistrado para outra unidade de mesma Entrância. As comarcas são classificadas, administrativamente, em Entrância Inicial, Intermediária e Final, de acordo com alguns critérios, como o número de processos, quantidade de varas e população.