Conteúdo da Notícia

TJCE vai implantar sistema que unifica informações de todas as Varas de Execução Penal do País

TJCE vai implantar sistema que unifica informações de todas as Varas de Execução Penal do País

Ouvir: TJCE vai implantar sistema que unifica informações de todas as Varas de Execução Penal do País

Uma comitiva composta por magistrados e servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve reunida nesta quarta-feira (23/10), no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O objetivo foi planejar a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), que reunirá informações de todas as Varas de Execução Penal do País. O Poder Judiciário cearense será o próximo a receber a ferramenta.
Para o presidente do Tribunal, desembargador Washington Araújo, a implantação do sistema é muito importante porque é uma ferramenta “confiável, estável e automatizada”. A expectativa é que seja implantada ainda este ano.
O coordenador do SEEU, desembargador do Estado do Paraná, Marcelo Gobbo Dalla, citou algumas vantagens que o sistema trará ao Judiciário estadual. “O cálculo automatizado de pena, a possibilidade de o juiz ter alertas sobre benefícios de presos, a visão global sobre o sistema de execução penal, além de ver os processos, de todos os réus e emitir certidões automatizadas. É um ganho enorme de tempo e de precisão”, afirmou.

Em seguida, a equipe do CNJ apresentou o SEEU aos servidores da área de Tecnologia da Informação (TI) do TJCE e do Fórum Clóvis Beviláqua. A explanação foi feita pela titular da 1ª Vara de Execução Penal de Curitiba, juíza Ana Carolina Bartolamei Ramos. “O programa foi pensado para agilizar a execução penal, para que se tenha total domínio do que acontece dentro do sistema. Eu já trabalho com a ferramenta, e como juíza, tenho a tranquilidade de saber o que acontece, o que vai vencer, quando será a progressão, tenho domínio sobre todas as pessoas presas. Tem a questão prática de atingir o problema da lotação e da violação de direitos humanos e também facilita o trabalho do judiciário”, explicou.
Nos próximos dois dias, a delegação manterá conversações com o setor de Tecnologia da Informação do Tribunal para conhecer a rede de internet, capacitar os servidores que atuarão no sistema e visualizar a quantidade de processos existentes.
Também participaram da reunião o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/CE), desembargador Henrique Jorge Holanda; a diretora da Corregedoria-Geral da Justiça, Rafaella Lopes; o superintendente da Área Judiciária, Nilsiton Aragão; além de servidores das áreas de Administração e de TI do CNJ.