Conteúdo da Notícia

TJCE qualifica 131 estagiários de graduação para atuar na Comarca de Fortaleza

Ouvir: TJCE qualifica 131 estagiários de graduação para atuar na Comarca de Fortaleza

A pandemia da Covid-19 faz com que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) busque novas formas de atuação. A Instituição vem investindo em capacitações online para qualificar estagiários de graduação, que ingressam nas unidades do Fórum Clóvis Beviláqua e nos Juizados Especiais da Comarca de Fortaleza. Entre fevereiro e maio deste ano, a Seção de Capacitação (Secap) do Fórum da Capital preparou 131 estagiários dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social. Em 2020, foram habilitados um total de 135 estudantes.

A chefe do setor, Adriana Albano, explicou que os estagiários são divididos por área de lotação, para que a formação seja voltada para a realidade em que cada um vai atuar. “Todos eles passam pelo primeiro módulo, que trata sobre os Direitos e Deveres dos Estagiários. Depois, vão para o segundo módulo, que é de Formação em Sistemas de Automação nas áreas em que vão atuar, seja ela cível, criminal ou dos juizados”.

As aulas são realizadas nas formas assíncrona, através do estudo de material armazenado em repositório específico do treinamento, e síncrona, por meio de aulas online ao vivo com técnicos especializados. “Os estagiários passam por avaliação de conhecimento ao término de cada módulo, para avaliar o grau de apreensão dos conhecimentos transmitidos”, informa Adriana.

Ela reforçou que a formação dos novos estagiários é fundamental por abranger as necessidades primárias aos novos colaboradores do Judiciário, e o conhecimento sobre a legislação que dispõe o estagio no âmbito do TJCE, além da apresentação dos sistemas de automação nos quais desenvolverão seus trabalhos. “Durante todo o período de estágio, eles poderão participar de todos os treinamentos realizados para os servidores e ainda terão o suporte de seus gestores e colegas servidores, como mentores para o desenvolvimento efetivo de suas competências. O estágio representa uma oportunidade de fortalecimento mútuo. O Poder Judiciário ganha com novos colaboradores ávidos pelo conhecimento e com plena capacidade de incrementar a produtividade e cada estagiário ganha com a possibilidade de alicerçar seu currículo profissional com o complexo trabalho da prestação jurisdicional”, ressaltou a chefe do setor.