Conteúdo da Notícia

Justiça estadual capacita conciliadores e mediadores para resolução de conflitos em ambiente virtual

Ouvir: Justiça estadual capacita conciliadores e mediadores para resolução de conflitos em ambiente virtual

Para atender aos desafios e peculiaridades de realizar audiências em ambiente virtual, sobretudo no contexto de pandemia, o Judiciário cearense está promovendo capacitação com conciliadores e mediadores para o aperfeiçoamento das atividades. O I Curso de Gestão Adequada de Conflitos em Ambiente Virtual é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

O curso se enquadra na categoria de capacitação complementar e é voltado a conciliadores e mediadores que já concluíram a formação inicial e estão em atividade nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc). A aula inaugural ocorreu nessa segunda-feira (31/05), na sala virtual da Esmec. A abertura dos trabalhos contou com a participação do desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, supervisor do Nupemec, além dos juízes Ana Kayrena da Silva Freitas, coordenadora do Núcleo, e Alexandre Santos Bezerra Sá, coordenador-geral da Escola. Participaram ainda, como instrutores, a juíza Jovina D’Avila Bordoni, o promotor de Justiça Luciano Tonet e o jurista Hélder Assunção.

Antes previsto para atender a 30 alunos, o treinamento teve a adesão ampliada para 40, devido à alta procura. “O tema se mostra de grande relevância. Com o advento do Teletrabalho e da necessidade de adequação dos procedimentos para o ambiente virtual, as sessões outrora realizadas de forma presencial estão sendo trabalhadas por videoconferência, o que exige uma expertise diferenciada dos facilitadores”, destaca a juíza Ana Kayrena.

A capacitação é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e faz parte do programa de formação continuada de conciliadores e mediadores do Nupemec. Também está prevista no Projeto de Fortalecimento das Soluções Adequadas de Conflitos do TJCE.

Totalizando carga horária de 24 horas, o curso ocorre na modalidade EaD até o próximo dia 21 de junho, com encontros às segundas-feiras, das 18h30 às 19h30. O treinamento está sendo bastante produtivo, conforme depoimento dos participantes:

VEJA A OPINIÃO DE PARTICIPANTES 

A situação sanitária atual e o meio ambiente virtual trouxeram grandes novidades e também desafios aos conciliadores judiciais. Por isso, devemos sempre aprofundar nossos conhecimentos para oferecer à sociedade e ao Poder Judiciário um serviço de qualidade e eficiente. Creio que a virtualidade das audiências vai se consolidar, daí a importância do curso para capacitar profissionais para atenderem os intervenientes e advogados da melhor forma possível, sempre atentando para os valores sociais, morais e humanos. Aqui estamos tendo contato direto com a ferramenta de aprendizado, aprendendo em tempo real.” Samantha Mary – conciliadora e mediadora do Cejusc de Fortaleza

 

“O curso agrega conhecimento e promove a atualização para a prática nessa modalidade específica. Isso permite uma maior preparação do conciliador para os impasses e desafios que emergem nesse novo cenário.” Thaise Cristina Martins Pinho – conciliadora no Cejusc de 2º Grau