Conteúdo da Notícia

TJCE promove curso de redação oficial para servidores da Sejud/1º Grau com foco na comunicação com o cidadão

Ouvir: TJCE promove curso de redação oficial para servidores da Sejud/1º Grau com foco na comunicação com o cidadão

A Coordenadoria de Educação Corporativa do Tribunal de Justiça do Ceará (CEC-TJCE) realizou, nessa quarta-feira (24/11), a aula inaugural do curso “Elementos de Textualidade na Redação Oficial” para integrantes da Secretaria Judiciária de 1º Grau (Sejud/1º Grau). A abertura teve a participação da presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

O primeiro encontro ocorreu presencialmente, em auditório do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), mas o treinamento será ofertado na modalidade on-line, contemplando 266 pessoas, entre servidores, estagiários e coordenadores da Sejud/1º Grau. “A pandemia está passando e, aos poucos, estamos voltando às nossas atividades presenciais. Quero externar a minha satisfação em estar com vocês aqui, com todos os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus. O momento também é motivo de alegria. É muito importante a padronização de textos e adoção das palavras e termos corretos”, afirmou a presidente.

A desembargadora também destacou que o cidadão é o maior beneficiado com as capacitações oferecidas aos funcionários do Poder Judiciário. “Vocês, servidores, impulsionam o serviço judicial. O magistrado faz a parte dele, ao proferir a sentença e o despacho, mas os servidores dão seguimento ao processo, realizando as comunicações com os advogados e partes. Eu fiz isso, realização de expedientes, quando trabalhei como escrevente de cartório, atividade que hoje vocês fazem na Secretaria.”

A supervisora da Sejud/1º Grau, juíza Solange Menezes Holanda, disse que a parceria com a CEC, para ofertar uma série de cursos, tem a “finalidade de oferecer mais possibilidades de capacitação para todos os servidores da Secretaria, levando mais qualificação ao serviço”. A unidade concentra expedientes administrativos de 85 varas.

O curso “Elementos de Textualidade na Redação Oficial” está sendo ministrado pela servidora Feliza de Sousa Ferreira, chefe do Setor de Certidões do FCB. Ela, que já foi professora da rede municipal de ensino, atua no Judiciário cearense há 22 anos.

“A gente produz textos a todo momento, de forma oral, quando fazemos um atendimento presencial ou virtual. Mesmo na fala, precisamos ter cuidados com as palavras, que devem ser adequadas ao ambiente judicial. Na escrita, devemos redobrar a atenção. Temos que utilizar os termos corretos para que o receptor da mensagem compreenda o que está no documento. Quando o servidor faz uma comunicação, ele não fala em nome próprio, mas em nome da instituição, que faz parte do poder público”, ressaltou a professora.

O conteúdo abrange: O que é Comunicação, Elementos da Comunicação, Os Princípios da Administração Pública, Elementos da Textualidade e A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais. A parte teórica (4 h/a) será ofertada nesta quarta-feira e no dia 30 de novembro, para a turma 1, e nos dias 1º e 2 de dezembro envolvendo o segundo grupo. Já a prática, que se dará por meio de oficinas, ocorrerá no início de 2022.

Também participaram da abertura da aula inaugural a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo; o secretário judiciário de 1º Grau, Marcelo Bezerra de Moura Fontenele; e servidores.