Conteúdo da Notícia

TJCE participa da entrega de escrituras de imóveis para 600 famílias do Conjunto Curió

TJCE participa da entrega de escrituras de imóveis para 600 famílias do Conjunto Curió

Ouvir: TJCE participa da entrega de escrituras de imóveis para 600 famílias do Conjunto Curió

Cerca de 600 famílias residentes no Conjunto Curió, em Fortaleza, receberam o título de propriedade definitiva do imóvel por meio do programa “Papel da Casa”, iniciativa que envolve o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. A solenidade de entrega ocorreu nesse sábado (29/07) e reuniu o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, representando o TJCE, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio, além de secretários e parlamentares estaduais e municipais.
O desembargador Paulo Airton Albuquerque explicou que o Tribunal de Justiça atuou na redução do valor das taxas cartorárias, que chegariam a 800 reais. Com a medida, o valor passou para 190 reais, relativos apenas ao custo operacional do cartório. “Aqui eles receberam tanto a escritura pública como o registro, ou seja, passaram a ter o direito real de propriedade do imóvel, devidamente registrado em cartório. Isso gera inúmeros benefícios, sobretudo a segurança jurídica. Antes, por exemplo, o imóvel não podia ser passado como herança”.
Para o governador Camilo Santana, a parceria com o TJCE foi fundamental. “Existe um custo para que se regularize a situação desses imóveis, e o Tribunal foi sensível a isso. Houve uma pactuação em torno dos Poderes no sentido de garantir esses direitos e, depois de 25 anos, viabilizar o sonho desses moradores”.

Além da redução das custas cartorárias, o programa “Papel da Casa” também oferece isenção do IPTU e ITBI. Os imóveis do Conjunto Curió foram construídos na década de 1990, em regime de mutirão habitacional. A maioria das famílias são originárias de ocupações em áreas de risco de Fortaleza. A dona de casa Natália Cavalcante Guerra mora no local há quatro anos. “Agora me sinto realmente dona. Fico feliz em receber o documento depois de tanto tempo de espera”, declarou. Vanda Chaves Lima reside no imóvel há 18 anos. “Era meu sonho receber esse papel. Esse é um dia muito importante não só pra mim, mas para todos os moradores do Curió. Hoje posso dizer que a casa é minha”, afirmou.
Com a entrega dos títulos desse sábado, o programa “Papel da Casa” chega a 5.375 famílias beneficiadas. A meta é regularizar mais de 22 mil imóveis.