Conteúdo da Notícia

TJCE orienta servidores sobre síndrome do esgotamento profissional

Ouvir: TJCE orienta servidores sobre síndrome do esgotamento profissional

Com o objetivo de reconhecer a importância de fatores motivacionais no ambiente profissional, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, na manhã desta quarta-feira (14/10), uma oficina voltada para o combate à síndrome do esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout. A iniciativa integra um conjunto de ações que estão sendo realizadas por ocasião das comemorações do Dia do Servidor Público – 28 de outubro.
intranetOs servidores aprenderam a identificar os sintomas da doença, bem como diferenciá-la do stress. De acordo com a enfermeira do Tribunal, Jacqueline Fidélis, não só altas cargas de trabalho são as responsáveis pelo esgotamento profissional. Ela explicou que a falta de ânimo, o pessimismo e a falta de incentivo profissional respondem, em grande parte, pelo possível disgnóstico da síndrome. “Cada um tem que se vigiar e aprender a deixar os problemas profissionais no ambiente de trabalho”, alerta. Ela acrescentou ainda que criar uma sinergia melhor no ambiente, aliada a práticas de atividades físicas, são armas poderosas no combate ao esgotamento profissional.
Na ocasião, o grupo participou de dinâmicas e aula de alongamento. Também foi aberto espaço para que os participantes tirassem dúvidas sobre o assunto.
Para a servidora do setor de Distribuição, Laura Barreto, a oficina foi uma oportunidade para que os servidores reformulem e otimizem suas atividades. “Eu venho de uma área que me causava bastante satisfação, já que estava em contato com as pessoas, procurando ajudá-las. No entanto, é importante estarmos alertas para esses sintomas e não nos deixarmos esgotar com os obstáculos do cotidiano das nossas atividades”, explica.
Já a colaboradora da Assessoria de Comunicação, Alzira Barreira, acredita que a reunião, além de esclarecer e motivar os servidores, serve como ferramenta de diagnóstico para os gestores. “É fundamental que os gestores recebam esse feedback e adotem estrategias para evitar que os funcionários desenvolvam essa síndrome”, destaca.
O encontro também foi promovido no período da tarde para contemplar os que estavam impossibilitados de participar pela manhã. A iniciativa é uma promoção da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal, por meio da Divisão de Saúde Ocupacional.
A mesma oficina será realizada nesta quinta-feira (15/10), no Fórum Clóvis Beviláqua, para duas turmas, nos horários de 9h e 15h. Na Comarca de Caucaia, será no dia 21, às 10h. Já no Fórum de Maracanaú acontecerá no próximo dia 27, às 15h.