Conteúdo da Notícia

Estudantes da Lagoa Redonda assistem à palestra sobre o Judiciário

Estudantes da Lagoa Redonda assistem à palestra sobre o Judiciário

Ouvir: Estudantes da Lagoa Redonda assistem à palestra sobre o Judiciário

Os alunos da Escola Municipal Professora Fernanda de Alencar Colares assistiram, nesta quarta-feira (14/10), à palestra sobre “O Judiciário e o Jovem”. A temática foi proferida pelo juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Caucaia, Francisco Biserril Azevedo de Queiroz. O encontro ocorreu no pátio da instituição, localizada no bairro Lagoa Redona, na Capital.
O evento contou a participação de 65 estudantes do 8º e 9º ano. O objetivo foi mostrar de forma clara e simplificada que o Poder Judiciário busca a pacificação social.
O magistrado explicou os direitos e deveres dos jovens e a atuação da Justiça no âmbito do público juvenil. “O Judiciário é um parceiro dos adolescentes, tanto no crescimento como na construção da sociedade. Precisamos romper com aquela ideia de um Poder que pune, prende, que restringe. Queremos quebrar essa barreira e mostrar que a Justiça sempre foi acessível para eles”, explica.
Ao final, o juiz abriu espaço para que os alunos tirassem dúvidas. Em seguida, agradeceu a presença de todos e desejou que o conhecimento transmitido possa servir futuramente para a vida profissional deles.
Para Alessa Nogueira, do 9º ano, o encontro foi bastante produtivo. “Fiz perguntas e tirei dúvidas que eu e minhas colegas tínhamos a respeito da Justiça. Uma população mais informada se torna mais consciente dos seus direitos e deveres”, destacou.
Ao final, a escola foi presenteada com um exemplar do livro 140 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal, que promove palestras em escolas e visitas ao Palácio da Justiça.
Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.