Conteúdo da Notícia

TJCE lança programa “Vida em Equilíbrio” durante palestra com historiador Leandro Karnal

Ouvir: TJCE lança programa “Vida em Equilíbrio” durante palestra com historiador Leandro Karnal

Com foco na saúde física mental e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional de servidores e magistrados do Judiciário cearense, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta segunda-feira (08/05), o programa “Vida em Equilíbrio” na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). O evento contou com a palestra do historiador e escritor Leandro Karnal.

A iniciativa inédita é uma das ações dos 150 anos de história do Poder Judiciário do Ceará. “É um sonho antigo e um dos propósitos da atual Gestão, que magistrados e servidores possam se aproximar mais, e ter o sentimento de pertencimento ao Poder Judiciário”, explicou na ocasião o presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

O desembargador externou a alegria de realizar o lançamento do programa. “Encontrei ressonância na nossa excelente equipe. A partir de hoje, além de trabalhamos com as demandas da sociedade, vamos cuidar também de nós, do nosso equilíbrio, saúde física e emocional”, pontuou.

O secretário de Gestão de Pessoas, Felipe Mourão, afirmou que o programa vem sendo pensado desde a transição. “As principais causas de problemas de saúde mental no trabalho são a sobrecarga. A pressão por resultados e metas, falta de reconhecimento e estar sempre disponível. Isso é um assunto muito sério, afeta a nossa vida, a vida do nosso colega. O trabalho não é pra ser fonte de doença, de mal estar, é para nós ajudar a ter uma vida melhor”, ressaltou.

O programa inclui Aulas de Yoga, Ginástica Laboral e Ergonomia, Ferramenta para Análise de Saúde Mental e Satisfação, Grupos Terapêuticos, Desenvolvimento da Espiritualidade, Capacitação sobre Prevenção ao Suicídio, Oficina de Comunicação Não-Violenta e Revisão de Modelos de Comunicação do Tribunal, entre outas iniciativas.

Presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides, faz o lançamento do programa no auditório lotado da Esmec

O programa “Vida em Equilíbrio” está alinhado ao Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará 2021-2030, que inclui valores como humanização, empatia e efetividade. Além disso, está de acordo com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável n° 3, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

ELOGIOS

Após a abertura, o historiador e escritor Leandro Karnal proferiu palestra sobre os Efeitos da Saúde Física, Mental e Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional. “Gostei muito da iniciativa de trazer uma pessoa de tanta expressão como Leandro Karnal, que além de professor e historiador, é um grande pensador. Ele trouxe questões muito relevantes sobre manter o equilíbrio cotidiano que é tão desafiador, nós somos um complexo. Os problemas de casa vão para o trabalho, e do trabalho para casa. Ser capaz de manter esse equilíbrio é o objetivo”, falou a assistente social Jord Guedes, servidora.

Ainda sobre a palestra, o servidor José Rogeres, do Departamento de Engenharia, disse que gostou bastante do assunto abordado. “Achei muito bom. Eu já sigo o Karnal, conheço seu trabalho na mídia, ele é muito didático e sabe bem do que está falando. A iniciativa do Tribunal foi espetacular.”

Agenda2030