Conteúdo da Notícia

TJCE inaugura o segundo fórum no Interior do Estado em menos de dois meses

TJCE inaugura o segundo fórum no Interior do Estado em menos de dois meses

Ouvir: TJCE inaugura o segundo fórum no Interior do Estado em menos de dois meses

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou dois fóruns no Interior do Estado em menos de dois meses, comprovando assim o compromisso da atual Gestão em priorizar a Justiça de 1º Grau. Nesta sexta-feira (18/01), foi a vez da Comarca de Russas, distante 158 km de Fortaleza, ganhar novo prédio com adequada estrutura física para oferecer melhor atendimento à população.
O novo Fórum foi construído obedecendo às normas de acessibilidade e aos padrões ecológicos, levando em consideração a luminosidade do local e material que não prejudica o meio ambiente. Fica localizado na Travessa Antônio Gonçalves Ferreira, S/N, bairro Guanabara, conta com dois pavimentos e área de 1.821,51 m². Na construção, foram investidos R$ 3.858.192,16.
Durante a solenidade de inauguração, o presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, também instalou a 3ª Vara, que é Privativa da Infância e Juventude e de Registros Públicos. O magistrado informou que, apesar das limitações orçamentárias, foram realizadas ações que promoveram o desenvolvimento sem o aumento de custos. “Um exemplo disso foi a nova Lei de Organização Judiciária, que reestruturou as comarcas do Ceará. Fruto de um trabalho hercúleo da atual Gestão, que encontrou os recursos e fez em tempo recorde um projeto tão importante, beneficiando muitos jurisdicionados.”
O diretor do Fórum, juiz Abraão Tiago Melo, destacou que “o espaço é moderno, bem localizado e amplo. Tem sistema de som, instalações para videoconferência e acessibilidade. Temos dois bons motivos para comemorar. Com certeza tudo isso resultará numa prestação jurisdicional mais célere e eficiente.”

O titular da 3ª Vara, juiz Wildemberg Ferreira de Sousa, também comemorou. “Hoje, felizmente, inauguramos uma unidade e recebemos essa estrutura com modernas instalações que, com certeza, contribuirá para ampliar a prestação jurisdicional e otimizará o trabalho que já era feito. Além disso, gera bem-estar aos magistrados, servidores, promotores, defensores e advogados, e promove atendimento mais humanizado ao nosso jurisdicionado, a quem devemos servir”.
O representante do Ministério Público estadual reforçou a importância do novo equipamento. “É uma grande evolução. Certamente somará bastante na atividade jurisdicional. Russas é uma cidade muito grande e necessitava da instalação dessa nova unidade. Destaque também para acessibilidade que a estrutura oferece, pois vai acolher bem melhor as pessoas”, afirmou o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Russas, Luiz Dionísio de Melo Júnior.
“Esse novo Fórum representa, acima de tudo, mais condições de funcionamento. O Tribunal construiu essa obra e o povo de Russas está muito satisfeito. É a realização de um sonho”, ressaltou o prefeito do Município, Weber de Araújo.
Também esteve presente o juiz Sérgio Viana, auxiliar da 4ª Zona Judiciária, além de autoridades locais e representantes da sociedade civil.

FÓRUM DE ITAPAJÉ
O TJCE já havia inaugurado o novo Fórum da Comarca de Itapajé no último dia 12 de dezembro. Além disso, promoveu reformas nos prédios de Independência, Santa Quitéria, Iracema, Sobral, Iguatu, Saboeiro, Quixadá, Juazeiro do Norte, Itaitinga e Maracanaú, entre outros.
CRAJUBAR
Para encerrar o ciclo de obras da atual Gestão, o desembargador Gladyson Pontes inaugura, no próximo dia 25 de janeiro, às 15h, a Secretaria Judiciária Regional do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar). A Unidade vai concentrar os expedientes das Varas, deixando os gabinetes dos magistrados exclusivamente com a produção jurídica, como audiências e julgamentos.
Na manhã do mesmo dia, às 10h, será instalada a 2ª Vara de Família e Sucessões de Juazeiro do Norte, no Fórum desta Comarca. Em seguida, acontece a inauguração da Vara Única da Infância e Juventude, também de Juazeiro, no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).