Conteúdo da Notícia

TJCE faz mutirão com mais de 1 mil ações com Bradesco

Ouvir: TJCE faz mutirão com mais de 1 mil ações com Bradesco

20.05.11
Começa nesta segunda-feira (23/5), no Fórum Clóvis Beviláqua do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), um mutirão financeiro com processos judiciais envolvendo o Banco Bradesco. Já estão agendadas 1.100 audiências de conciliação que acontecerão até a próxima sexta-feira (27/5). Com o slogan ?Somando Esforços, Multiplicando Soluções?, a força-tarefa é uma iniciativa do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento dos Processos Judiciais e da Central de Conciliação de 1º Grau. As sessões vão ocorrer no 1º Salão do Júri, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30. O diretor do Fórum, juiz José Krentel Ferreira Filho, acompanhou, na última sexta sexta-feira (20/5), os preparativos para o mutirão e destacou a importância do estímulo à cultura da conciliação. ?Essa é mais uma iniciativa vitoriosa do Grupo de Auxílio, no intuito de pôr fim a litígios com instituições financeiras, demonstrando uma mudança na visão dessas empresas que, em muitos casos, desejam chegar a uma composição com a outra parte?, afirmou.
Nos últimos meses, foram selecionadas ações de todas as Varas Cíveis que tivessem possibilidade de conciliação. São processos envolvendo busca e apreensão, reparação de danos, recuperação de crédito, entre outros. Para atender às partes, foram montadas 10 mesas de conciliação. As sessões serão conduzidas pelos conciliadores da Central e por servidores do Grupo. Já os acordos serão homologados por 10 juízes designados para atuar no mutirão. A expectativa é realizar 210 audiências por dia.
Segundo a coordenadora do Grupo de Auxílio, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, mesmo que as partes não solucionem seus problemas, haverá uma aproximação entre elas que favorecerá uma composição posteriormente. ?Os resultados da conciliação ultrapassam a questão financeira, pois resgatam a tranquilidade das pessoas com a solução daquele problema?, ressaltou.
De acordo com a magistrada, outras instituições financeiras já mostraram interesse em aderir ao projeto do mutirão. Ela disse que esse deve ser o primeiro de vários outros a serem realizados pelo Grupo.
Durante este mês, foram feitos mais de 2 mil expedientes, intimando partes e advogados. Os que não receberam a carta de intimação, mas têm alguma ação com o Bradesco, deverão consultar o site do TJCE (www.tjce.jus.br) e verificar se o processo está na listagem de audiências do mutirão.
Fonte: TJCE