Conteúdo da Notícia

Juiz de Independência leva Justiça para sala de aula e cumpre Meta 4 do CNJ

Ouvir: Juiz de Independência leva Justiça para sala de aula e cumpre Meta 4 do CNJ

Iniciativa do juiz César Morel Alcântara vai fazer a diferença para os estudantes do Município de Independência, situado a 310 Km de Fortaleza. Trata-se do projeto ?Judiciário na Escola?, que tem como finalidade aproximar o Poder Judiciário da comunidade estudantil por meio de palestras.
O primeiro debate ocorrerá na próxima sexta-feira (27/05), ocasião em que o magistrado falará sobre ?Prevenção ao Uso de Drogas?. Ele desenvolverá o tema em três escolas: Abigail Marques, Pequeno Príncipe e Coração de Maria. ?Orientar os jovens no presente é reduzir o número de ações na Justiça no futuro?, afirmou.
César Morel explicou ainda que a ideia é levar temas jurídicos, sociológicos, culturais e filosóficos para debater em sala de aula, ?ampliando assim o universo de informação dos alunos?. A iniciativa atende à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2011, que determinou aos tribunais do País a implantação de, pelo menos, um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário em escolas ou espaços públicos.
O juiz vai proferir palestras para alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede de ensino pública e particular. Cada encontro terá duração de uma hora e ocorrerá sempre na última sexta-feira de cada mês. Ao final do debate, os alunos farão, no prazo de 10 dias, uma redação sobre os assuntos discutidos. Os que preferirem, poderão apresentar peças teatrais, músicas ou desenhos e aqueles que se destacarem serão premiados com material didático.
O projeto contará com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, colégios particulares e comerciantes locais. O Ministério Público, a Polícia Militar e a Ordem dos Advogados do Brasil ? seccional do Ceará (OAB-CE) também são parceiros da iniciativa.
César Morel informou que já realizou o projeto ?Judiciário na Escola? quando atuou nas Comarcas de Novo Oriente e Aratuba. Ressaltou, no entanto, que o pioneirismo é do juiz Roberto Bacellar, que implantou inicialmente o trabalho no Rio Grande do Sul.