Conteúdo da Notícia

TJCE em Podcast repercute sessões virtuais do Judiciário cearense

Ouvir: TJCE em Podcast repercute sessões virtuais do Judiciário cearense

Com a propagação do novo Coronavírus, a rotina de atividades de magistrados, servidores e demais colaboradores do Poder Judiciário do Ceará mudou. Agora o foco é o trabalho virtual. Destaque para as sessões de julgamentos que estão sendo realizadas por meio de videoconferência. A primeira reunião foi feita pela 3ª Câmara Criminal, no último dia 7. A medida foi determinada pela Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Portaria n°563/2020, expedida em 31 de março.

No TJCE em Podcast desta quinta-feira (16/04), o desembargador José Tarcílio Souza da Silva, presidente da Comissão de Informática do Judiciário cearense e integrante da 3ª Câmara Criminal, destaca que, além da videoconferência, o TJCE está “desenvolvendo outras ferramentas eletrônicas de agilização de julgamentos”. Também nesta edição, a juíza Izabella Mendonça, titular da 3ª Vara da Comarca de Iguatu, fala sobre a sessão virtual que realizou, no dia 8 de abril, para apresentação de dois adolescentes apreendidos em flagrante, por ato infracional análogo a roubo majorado. O procedimento ocorreu por meio do Webex, sistema adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para realizar sessões telepresenciais pelo Judiciário.

MOMENTO HISTÓRICO
Nessa segunda (13), o Pleno do TJCE, composto por todos os desembargadores estaduais, realizou sua primeira sessão virtual. Os magistrados deliberam sobre matérias administrativas e judiciárias. Nilsiton Aragão, superintendente da Ária Judiciária, informa que a primeira reunião plenária por videoconferência foi um “teste complexo que ocorreu super bem.

Tínhamos toda uma equipe de suporte de Tecnologia da Informação. Conseguimos colher satisfatoriamente o voto de todos os desembargadores nas matérias discutidas”. A sessão foi pública e o cidadão acompanhou os trabalhos pela internet, por meio de link disponibilizado no site do TJCE.

TJCE em Podcast lança uma nova edição todas as quintas-feiras e pode ser acessado pelo aplicativo Google Podcasts ou pelo Spotify.