Conteúdo da Notícia

Mais de três mil usuários já têm acesso simultâneo à rede privada do Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Mais de três mil usuários já têm acesso simultâneo à rede privada do Tribunal de Justiça do Ceará

A adoção do Teletrabalho como regra fez com que a quantidade de magistrados, servidores, estagiários e demais colaboradores com acesso à Rede Virtual Privada (VPN) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) chegasse a 3.123 usuários simultaneamente. O número é 52 vezes superior ao registrado há um mês, no dia 16 de março, quando somente 60 pessoas estavam se conectando remotamente.

Segundo a titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), Denise Norões, foi oferecido todo o suporte para que os usuários conseguissem realizar suas atividades como se estivessem dentro das unidades do Poder Judiciário. “Os gestores nos encaminharam relações com os dados necessários, incluindo quais serviços e sistemas deveriam ser liberados, para que a pessoa fosse autorizada a entrar na rede. É importante ter esse controle como forma de garantir o acesso seguro aos serviços disponibilizados pelo TJCE”.

Além do suporte técnico, o Tribunal forneceu 500 computadores para facilitar a realização do Teletrabalho.

O regime de plantão extraordinário entrou em vigor no dia 23 de março no Judiciário cearense e segue por tempo indeterminado. A medida atende à Resolução nº 313, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem o objetivo de prevenir o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) e garantir o acesso à Justiça durante o período emergencial de saúde pública. No entanto, no dia 16 de março a Presidência do TJCE já havia publicado Portaria estabelecendo o regime de Teletrabalho como regra.

CATI
Em razão da instituição do trabalho remoto, a Setin registrou aumento significativo do número de chamados recebidos pela Central de Atendimento de Tecnologia da Informação (CATI). “A equipe recebeu uma demanda bem maior, vinda de todas as comarcas do Estado. Mesmo assim, conseguimos solucionar a maioria dos chamados no mesmo dia”, ressalta a secretária Denise Norões.

De acordo com levantamento da Central, desde o dia 16 de março até essa terça-feira (14/04), foram abertos 20.843 chamados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 13.731 chamados, o aumento é de quase 52%.

Para entrar em contato com a Cati basta ligar para o telefone (85) 3277-4800 (horário comercial) ou enviar e-mail para o endereço chamado@tjce.jus.br.

SAIBA MAIS
VPN é uma Rede Virtual Privada (Virtual Private Network) e que, como o nome diz, funciona criando uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias. É através do uso da VPN que ocorre a ponte de ligação entre diferentes dispositivos via Internet ao ambiente local do TJCE, mantendo os dados de comunicações trocados entre eles codificados e mais seguros, possibilitando assim as atividades do Teletrabalho.