Conteúdo da Notícia

TJCE e outros seis tribunais são homenageados pelos 150 anos durante encontro de presidentes 

Ouvir: TJCE e outros seis tribunais são homenageados pelos 150 anos durante encontro de presidentes 

Os 150 anos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e de outros seis tribunais estaduais foram celebrados, nesta sexta-feira (15/03), durante o 10º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado no Rio de Janeiro. Coube ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, entregar medalha ao presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, e a cada um dos presidentes dos demais tribunais homenageados pelo sesquicentenário.

“Receber esse reconhecimento em nome dos magistrados e servidores que construíram e ainda hoje fazem a história do Poder Judiciário cearense é gratificante. São 15 décadas de desafios e muitas conquistas, com os avanços em tecnologia e a modernização dos trabalhos, mudanças importantes para uma melhor prestação dos serviços ao cidadão. Nossos esforços são para seguir aprimorando as rotinas, em um ambiente colaborativo, trocando experiências com outras instituições, para proporcionar um atendimento cada vez melhor à população”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará. 

Além do TJCE, foram prestigiados os tribunais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. As novas Cortes de Justiça foram criadas por meio do Decreto n° 2.342, de 6 de agosto de 1873, assinado pelo imperador Dom Pedro II. Com a medida, o país passou a contar com 11 tribunais, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco, que já estavam em funcionamento. 

 

 

CONSEPRE
Os presidentes dos tribunais estão reunidos desde quarta-feira (13/03) no Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. O 10º Encontro do Consepre segue até este sábado (16/03) com uma programação diversa, envolvendo palestras, apresentações e reuniões. O objetivo é promover um diálogo construtivo sobre as práticas, desafios e estratégias que estão sendo implementadas para a construção do futuro do Poder Judiciário brasileiro. Entre os temas abordados nesta edição do evento estão eficiência na gestão, cooperação entre os tribunais e Ponto de Inclusão Digital (PID) e relacionamento com os meios de comunicação.