Conteúdo da Notícia

TJCE é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pelo segundo ano consecutivo

Ouvir: TJCE é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pelo segundo ano consecutivo

O programa de TV “Judiciário em Evidência”, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pelo segundo ano seguido. A premiação valoriza os melhores projetos e práticas, nessa área, realizados pelas instituições do sistema judicial brasileiro: Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Contas, Ordem dos Advogados e Polícia Civil.

Também em 2021, é finalista a servidora do TJ cearense Karine Wanessa, jornalista e lotada na Assessoria de Comunicação Social, que concorre na Categoria Artigo Acadêmico. Ela escreveu o trabalho “Como o Judiciário se comunicou no início da pandemia: uma análise do Instagram de cinco Tribunais”, pela Universidade Fernando Pessoa (UFP).

Segundo o chefe da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, jornalista Ilo Santiago Jr., estar entre os finalistas já é um reconhecimento pelo esforço de todos os profissionais do TJCE, em parceria com a produtora MT Vídeo, responsável pela parte técnica do programa. “É um produto de alta qualidade, não somente no Ceará, onde é um dos programas mais bem-feitos, como também no país. O que mais nos alegra, como gestor, é saber também que estávamos no caminho certo quando mudamos o modelo do programa, para um formato mais próximo do público.”

O jornalista agradeceu o apoio da Presidência do TJ e das emissoras públicas que exibem o programa: TV Fortaleza, TV Assembleia, TV Ceará e Canal FDR. “São grandes parceiras e podem ter a certeza de que oferecem um produto de altíssima qualidade ao público delas, que é o mesmo que precisa da Justiça. Então, o Judiciário se aproxima cada vez mais da população por meio das emissoras e das nossas plataformas próprias de comunicação. Isso nos deixa cada vez mais felizes e certos de que temos de continuar investindo na Comunicação do TJCE. Quero ressaltar o apoio que temos da Gestão do Tribunal, da presidente, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que tem dado todo o suporte necessário”, reconheceu.

LINGUAGEM ACESSIVA
O “Judiciário em Evidência”, que concorre na categoria Mídia Audiovisual neste ano, ficou em segundo lugar no ano passado, na categoria Programa de TV, que foi transformada para abranger produções em vídeos de forma em geral. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação do TJCE, apresenta os assuntos de forma temática, com recursos atrativos para o público. Utiliza linguagem acessível e explicativa, narrando as histórias a partir das perspectivas dos personagens, quase sempre o cidadão usuário dos serviços da Justiça.

Os demais concorrentes em Mídia Audiovisual são: Procuradoria-Geral da República (PGR), com “Reportagem Rádio Comunitária: Revista Eletrônica de Interesse Público; Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com “Entrevistas em vídeo com o tema ‘Não à violência cotidiana’”; e Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), com “Série Urna eletrônica: eu conheço! Eu confio!”.

COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE
O artigo da jornalista Karine Wanessa foi elaborado em coautoria com a professora Sofia Gaio, docente da UFP, que fica na cidade do Porto, em Portugal. Partiu do objetivo central de analisar como tribunais estaduais brasileiros se comunicaram com a sociedade nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, usando as mídias sociais como principal estratégia de divulgação de informações.

“No artigo foi possível concluir que as Cortes mantiveram um discurso unificado e voltaram esforços para demonstrar que a Justiça continuava atuante e mantendo a produtividade, além de manifestar preocupação com os mais vulneráveis e com o combate às fake news. Fico orgulhosa em poder contribuir com o debate sobre o papel da comunicação e do Judiciário na promoção da democracia e garantia de direitos, sobretudo nesse contexto tão difícil da história mundial recente”, destacou.

O trabalho da servidora concorre com projetos do TRE/TO (“Comunicação pública nas mídias e redes sociais digitais: uma análise do Judiciário no Twitter”) e da Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron (“Webreportagem: a responsabilidade social por meio do esporte. Um estudo de caso no TJRO”).

Do Ceará, também são finalistas projetos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Estado e da Justiça Federal.

O PRÊMIO
A referida premiação, uma das mais importantes do segmento, é realizada anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), que reúne jornalistas de todo o sistema judicial do Brasil. O anúncio dos 37 finalistas ocorreu durante live nessa segunda-feira (04/10). Foram inscritos 209 projetos pelas Assessorias de Comunicação.

Os vencedores, das 12 categorias, serão conhecidos no dia 22 deste mês, dentro da programação do 2º Seminário Online de Comunicação e Justiça, que começa em 21 de outubro. A entrega do Prêmio será transmitida pelo canal do FNCJ no YouTube.

A iniciativa tem como objetivos incentivar o trabalho dos comunicadores, promover a troca de experiências, contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços da comunicação, estimular iniciativas na área da comunicação pública, constituir um banco de dados para pesquisadores e servir como referência histórica, documentando as atividades desenvolvidas no âmbito da comunicação do Sistema de Justiça.