Conteúdo da Notícia

TJCE disponibiliza versão aprimorada de ferramenta que realiza cálculos judiciais

Ouvir: TJCE disponibiliza versão aprimorada de ferramenta que realiza cálculos judiciais

Com o objetivo de promover maior agilidade e eficiência à atuação de unidades judiciárias, advogados e partes, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) disponibilizou nova versão da Calculadora Eletrônica, que elabora cálculos necessários aos processos judiciais.

Disponíveis desde o início de setembro, as novas funcionalidades do sistema permitem realizar cálculos diversos, há depender da natureza da demanda, a exemplo de expurgos inflacionários, que é a aplicação de índices de inflação apurados em determinado período, e a conversão automática de moedas anteriores ao Real, o que torna possível a efetivação de cálculos mais antigos, que constam dessa nova versão.

Além disso, a Calculadora, que também ganhou novo layout, possibilita ao usuário atualizar parcelas relacionadas a débitos judiciais que poderão ser lançados individualmente ou em lote, valores já homologados (como precatórios), honorários, entre outras funções.

O chefe da Coordenadoria de Cálculos Judiciais do TJCE, Sóstenes Francisco de Farias, destaca a economia processual e a celeridade como benefícios da ferramenta cujo uso é facultado ao jurisdicionado e servidores. Implantada em 2017, essa é a terceira versão do sistema, que busca deixar a utilização mais fácil e acessível à população. “Nem sempre é fácil encontrar quem faça esses cálculos, além disso são custos para a parte, que precisa pagar um calculista ou contador para realizar, e com a calculadora isso se torna mais simples. A ferramenta está lá”, ressalta.

O coordenador adianta que existe projeto para incluir acessibilidade na ferramenta. “Na próxima versão da Calculadora, uma das novidades será a inclusão social”, revela.

Para acessar a ferramenta, clique aqui. Ela está disponível em www.tjce.jus.br, na seção “Consultas e Sistemas”.