Conteúdo da Notícia

TJCE define novos critérios para pagar conciliadores que atuarão em processos da justiça gratuita

TJCE define novos critérios para pagar conciliadores que atuarão em processos da justiça gratuita

Ouvir: TJCE define novos critérios para pagar conciliadores que atuarão em processos da justiça gratuita

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou novo regramento sobre a remuneração de conciliadores e mediadores que atuam em processos de pessoas beneficiárias da gratuidade judiciária (consideradas pobres na forma da lei). A medida consta na Resolução nº 5/2019, analisada na sessão desta quinta-feira (04/04), sob a presidência do desembargador Washington Araújo.
De acordo com o documento, os profissionais precisam atuar em sessões pré-processuais (antes de o caso ser judicializado) ou processuais (após o ingresso da demanda na Justiça) nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). O profissional deve estar credenciado no Cadastro de Mediadores e Conciliadores mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além disso, obedecerá ao cadastro, com definição de datas e horários de atuação, definido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE e Cejuscs. O Judiciário estadual custeará a remuneração, nas situações citadas, que será o patamar básico da tabela de remuneração da Resolução nº 271/2018 do CNJ, que atualmente é de R$ 60,00 por hora trabalhada.
A quantia não poderá ultrapassar o valor da referência vencimental do cargo efetivo de nível superior dos quadros do Tribunal, que atualmente é de R$ 6.420,80.
A Resolução considera a imprescindibilidade dos conciliadores e mediadores para as audiências, o reconhecimento do direito à remuneração para esses profissionais e o estímulo aos métodos alternativos de solução consensual de conflitos, entre outros pontos. Leia mais informações clicando aqui .
SAIBA A DIFERENÇA
Conciliação: o conciliador interfere de forma mais direta e pode sugerir opções para solucionar o problema. A técnica é indicada para conflitos considerados objetivos, sem relacionamento duradouro entre as partes.
Mediação: o mediador facilita o diálogo entre os envolvidos para que eles cheguem ao acordo. A medida é recomendada para conflitos subjetivos, com existência de relacionamento entre as pessoas.