Conteúdo da Notícia

TJCE dá início a atendimentos do “Justiça Itinerante” no bairro Parangaba

Ouvir: TJCE dá início a atendimentos do “Justiça Itinerante” no bairro Parangaba

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) deu início, nesta quinta-feira (14/03), às atividades do projeto “Justiça Itinerante” na sede da Uninassau Parangaba. O evento, que objetiva simplificar a solução de conflitos, segue até este sábado (16/03). 

“É uma inovação no Poder Judiciário do Estado do Ceará, que tem uma importância muito grande tanto para nós quanto para os jurisdicionados. É a primeira vez que a Justiça sai de dentro dos fóruns e vem em busca da população. Os benefícios são significativos porque, por diversos motivos, as pessoas às vezes são impedidas de solucionar os seus problemas”, explica a desembargadora Vanja Fontenele, supervisora do Nupemec.  

Podem ser submetidas à iniciativa demandas cíveis, como ações de vizinhança, cobranças e descumprimento de obrigações; demandas pré-processuais de família, envolvendo o pagamento de pensão alimentícia, divórcios, guarda ou o reconhecimento voluntário de paternidade biológica; bem como litígios de consumidores com as empresas Enel e Cagece. 

“Estou gostando bastante pela atenção e pela resposta que recebi. Fui bem atendida. Se Deus quiser vai dar tudo certo e eu vou resolver o problema que estou tendo desde meados de julho ou agosto do ano passado”, conta a dona de casa Eronilde de Sousa.  

O arqueólogo Felipe Rocha também elogiou o funcionamento do “Justiça Itinerante”. “Gostei muito do serviço. Foi esclarecedor e supriu a minha necessidade sobre uma questão que eu já venho tentando resolver há alguns anos. Agora vai ser marcada a audiência de conciliação”, relata.  

Assim como hoje, na sexta-feira (15/03) o atendimento dos cidadãos ocorrerá das 8h às 18h. Já no sábado, o horário será das 8 às 12h. Os serviços são organizados por ordem de chegada, porém, há a opção de realizar um pré-agendamento para as demandas de conciliação clicando AQUI 

Durante os três dias de evento na Uninassau Parangaba, além do suporte oferecido pelo Judiciário, as pessoas têm à disposição o Caminhão do Cidadão, da Secretaria de Proteção Social (SPS). Na unidade é possível emitir documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Atestado de Antecedentes Criminais e a Carteira de Trabalho Digital. São entregues 60 senhas diariamente para atendimentos que ocorrem das 8h às 16h, por ordem de chegada.  

SERVIÇO
Justiça Itinerante
Local: Uninassau Parangaba – Rua Germano Franck, 613 – Parangaba
Data: 14 a 16 de março
Horário:8h às 18h (14 e 15 de março) / 8h às 12h (16 de março)