Conteúdo da Notícia

Desembargadora recém-empossada, Cleide Alves reforça compromisso com humanização da Justiça

Ouvir: Desembargadora recém-empossada, Cleide Alves reforça compromisso com humanização da Justiça

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, nesta quinta-feira (14/03), a juíza Cleide Alves de Aguiar, titular da 1ª Vara de Sucessões de Fortaleza, como a mais nova desembargadora da Corte. A cerimônia de posse, no Fórum Clóvis Beviláqua, contou com a participação de desembargadores(as), juízes(as) e servidores(as), além de familiares e amigos da magistrada, e foi transmitida ao vivo pelo Canal do TJCE no YouTube.

Após a abertura dos trabalhos, foi prestado o compromisso de posse e, em seguida, realizada a assinatura do termo de juramento. O vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira, no exercício da Presidência, parabenizou a nova colega. Coube à desembargadora Lisete de Sousa Gadelha, presidente da 1ª Câmara de Direito Público, fazer a saudação de boas-vindas à nova integrante do Pleno em nome do Poder Judiciário estadual.

“Sua ascensão a este cargo de tamanha relevância é motivo de justificado regozijo para toda a comunidade jurídica e para o Estado como um todo. A trajetória da doutora Cleide Alves de Aguiar é marcada por uma dedicação incansável à Justiça e à defesa dos Direitos Fundamentais. Desde os primórdios de sua carreira, destacou-se não apenas pela excepcional competência técnica, mas também pela imparcialidade, objetividade e equidade que norteiam suas ações no exercício da magistratura alencarina”, exaltou Lisete de Sousa Gadelha.

E finalizou o discurso com afetuosidade dedicada à também amiga. “Em nome de todos os presentes, gostaria de parabenizar e dar as boas-vindas à sua excelência, desembargadora Cleide Alves de Aguiar, por essa conquista ímpar em sua carreira, e expressar nossa mais profunda gratidão por sua incansável dedicação à causa da Justiça. Que sua jornada como desembargadora seja repleta de êxitos e realizações. E que seu legado perdure para as futuras gerações que venham a integrar o Poder Judiciário. Que Deus a ilumine e a guie em todos os seus caminhos, minha amiga”.

VALORES IMUTÁVEIS
Em seu discurso, Cleide Alves destacou a importância de a Justiça trabalhar com humanidade. “Pretendo defender os mesmos ideais e demonstrar a mesma postura frente ao jurisdicionado, agora no cargo de desembargadora. Tudo pode mudar, porém nossos valores são imutáveis. Confesso que o desafio inquietou meu espírito e a responsabilidade me furtou noites de sono, contudo sei que não estou sozinha nessa caminhada, andaremos lado a lado, pois sabemos onde estamos e aonde queremos chegar. Encontro-me disposta a semear esperança e transformações durante essa nova caminhada”, garantiu a recém-empossada.

Feliz com o reconhecimento por sua trajetória ética, à serviço da sociedade, a magistrada reforçou o compromisso com o ser humano. “Para que o Direito seja realmente utilizado como instrumento transformador, é importante que o Judiciário continue não medindo esforços para sempre se aproximar da sociedade, por intermédio de uma Justiça humanizada. Não se pode reduzir um processo a um mero procedimento formal, que visa aplicar as normas ao caso concreto, pois Direito é vida. O ofício que pertence ao Poder Judiciário deve estar intimamente ligado ao ser humano e não às folhas frias dos autos de um processo. Atrás daquele processo existe uma vida, uma história, emoções e necessidades únicas, as quais exigem respeito em prol da dignidade das pessoas. A humanização da Justiça deve se pautar na sensibilidade de seus agentes”, defendeu a desembargadora Cleide Alves.

PERFIL
Cleide Alves foi promovida ao cargo pelo critério de antiguidade. A magistrada assumiu a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, ocorrida em dezembro de 2023. Ingressou na magistratura cearense em novembro de 1987, aos 27 anos, como juíza da Comarca de Guaraciaba do Norte. Trabalhou nas comarcas de Mauriti, Viçosa do Ceará e Canindé, sendo promovida para Fortaleza em 1998. Na Capital, além da 1ª Vara de Sucessões, atuou na 4ª Vara da Infância e Juventude. Ainda foi juíza eleitoral, ocupando a titularidade da 115ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) entre 2013 e 2015.