Conteúdo da Notícia

TJCE apresenta Programa de Celeridade para deputados e jornalistas do O Povo

TJCE apresenta Programa de Celeridade para deputados e jornalistas do O Povo

Ouvir: TJCE apresenta Programa de Celeridade para deputados e jornalistas do O Povo

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo, apresentou o Programa Celeridade (conjunto de iniciativas que compõem o Plano da Gestão 2019/2020) para deputados estaduais. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (10/04), na sede do Tribunal, com a presença de 21 parlamentares.
O chefe do Judiciário cearense afirmou que a finalidade do encontro foi dar transparência ao que se pretende fazer, evitando assim ruídos de comunicação, além de esclarecer as condições de trabalho da Justiça estadual. “Temos um Judiciário com a menor força de trabalho do país. São 64 servidores por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 158. Somos ainda o Judiciário mais barato do Brasil: custa R$ 125,00 por 100 mil habitantes, enquanto a média é de R$ 288,00”.
O desembargador explicou que o programa inclui os estagiários de pós-graduação, que auxiliarão os juízes do sistema de Justiça comum; os juízes leigos remunerados que vão atuar nos Juizados Especiais; e a criação da Secretária Judiciária de 1º Grau para dar celeridade à confecção dos mandados e o cumprimento das ordens judiciais.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto, a aproximação entre os Poderes é saudável para a democracia. Ele destacou que maior celeridade é o anseio da sociedade. “Esse convite feito pelo desembargador aos deputados para virem aqui ouvir o Plano da Gestão, trocar ideias, melhorar a interlocução, é muito importante.”
O deputado Sérgio Aguiar elogiou a atitude do presidente do TJCE. “Sou advogado, não milito na área, mas acho que Justiça tardia é Justiça falha. Acredito que agora, com o Programa Celeridade, a Administração do desembargador vai marcar época, tendo em vista que os propósitos são os melhores.”
O parlamentar Queiroz Filho disse que é muito importante o debate com os deputados sobre o Programa, que foi elaborado por técnicos do Tribunal, bem como a aproximação do presidente com a sociedade. “Tenho acompanhado a forma como o desembargador tem se manifestado nas redes sociais, o que é algo novo.”
O deputado Elmano de Freitas considerou que a atual Gestão acertou em “eleger qual problema deve ser atacado. Vossa excelência está escolhendo o tema produtividade e o resultado disso para o cidadão, elemento central desse processo. Em torno disso, devem girar os outros temas”.

JORNALISTAS DO O POVO
Pela manhã, foi a vez da presidente do Grupo de Comunicação O Povo, Luciana Dummar, que veio acompanhada de equipe de jornalistas, conhecer o Programa.
Com foco em produtividade e celeridade, o desembargador Washington Araújo garantiu que dará frutos ainda este ano. “É um planejamento que perpassa gestões futuras. Eu não tenho vaidade de um dia ser considerado o melhor presidente do Tribunal, mas eu quero colocar a Corte em uma rota que não possa retroceder”, ressaltou.
Luciana Dummar afirmou que Programa contém metas ousadas, porém factíveis. “Nós percebemos que vocês estão com controle do que estão fazendo. Estou bem feliz com a apresentação”, elogiou.
Conforme o juiz auxiliar da Presidência, Luciano Lima Rodrigues, “é um avanço da nossa parte esse diálogo aberto com a imprensa, de reunir vocês, mostrar os números sem medo e defender a proposta de futuro do Tribunal.”
O chefe da Assessoria de Comunicação do Tribunal, Ilo Santiago Jr., agradeceu aos jornalistas. “Nós sabemos da correria de vocês, mas a vinda de todos foi muito importante porque fortalece cada vez o nosso relacionamento com a mídia.”

A apresentação do Programa foi feita pelo secretário de Planejamento do Tribunal, Sérgio Mendes. Também estiveram presentes o superintendente da Área Administrativa do Tribunal, Luís Eduardo de Menezes; o diretor-geral de Jornalismo, Arlen Medina Néri; o diretor institucional, Plínio Bortolloti; o diretor adjunto de Redação, Erick Guimarães; o diretor de Estratégia e Relacionamento, Alexandre Medina; o diretor de Marketing, Cliff Villar; e o editor de Economia, Jocélio Leal.
A apresentação do Programa também será feita para outros veículos de comunicação e demais entidades, que serão convidados pela Presidência do TJCE.