Conteúdo da Notícia

Terceiro TJCE em Podcast Especial tem como tema o apoio das instituições ao gênero feminino

Ouvir: Terceiro TJCE em Podcast Especial tem como tema o apoio das instituições ao gênero feminino

O papel desempenhado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Ceará e pelo Juizado da Mulher de Fortaleza, órgãos do Poder Judiciário que apoiam o gênero feminino no Estado, é destaque do terceiro TJCE em Podcast Especial do Mês da Mulher. A desembargadora Lígia Andrade, presidente da Coordenadoria, e a titular do Juizado, juíza Rosa Mendonça, explicam as principais ações dessas unidades. Ouça aqui.

“A gente procura apoiar e realizar diversos projetos, como a Semana da Justiça pela Paz em Casa, que ocorre três vezes ao ano, porque sabemos que a luta é árdua e ela não pode parar. O enfrentamento da violência contra a mulher não pode ser deixado de lado”, diz a desembargadora. Rosa Mendonça informa que o Juizado da Mulher desempenha atividades que vão desde a “prevenção até o atendimento”.

Ainda nesta edição, é abordada a função do Poder Judiciário cearense na Casa da Mulher Brasileira, outra instituição de apoio ao gênero feminino. Lá, o Judiciário atua por meio da Central de Monitoramento de Medidas Protetivas, um anexo do Juizado da Mulher. Coordenadora do setor, a servidora Aline Menezes, detalha como funcionam as atividades. “Na Central de Monitoramento recebemos mulheres e entramos em contato com todas que solicitaram medidas protetivas contra seus agressores e explicamos o passo a passo para checar se a medida protetiva está sendo realmente cumprida”.

A orientação é que as mulheres procurem ajuda quando se encontrarem em situação de violência. “Para a mulher eu digo que ela não se cale e que procure ajuda desde o primeiro momento”, incentiva a desembargadora Lígia Andrade. A juíza Rosa Mendonça enfatiza que a violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos. “Em briga de marido e mulher temos que meter a colher. A violência contra a mulher não pode mais ser relativizada”, conclui.

O TJCE em Podcast pode ser acessado pelo aplicativo Spotify, com uma nova edição todas as quintas-feiras.