Conteúdo da Notícia

STF: Peluso vai assumir presidência

Ouvir: STF: Peluso vai assumir presidência

11.03.2010 nacional
Brasília O ministro Cezar Peluso foi confirmado nesta quarta-feira como o novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). A posse para o mandato que acaba em 2012 está marcada para o dia 23 de abril.
Único juiz de carreira do STF, Peluso substitui o atual presidente Gilmar Mendes.
O vice-presidente será o ministro Carlos Ayres Britto, que atualmente é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Segundo o regimento interno do STF, são eleitos para a presidência e vice-presidência os ministros mais antigos que ainda não tenham ocupado os cargos. A reeleição é proibida.
Peluso é conhecido no meio jurídico por sua excessiva discrição em relação à vida pessoal e por votos técnicos em julgamentos no STF.
No ano passado, o ministro Cezar Peluso foi relator do pedido de extradição do terrorista italiano Cesare Battisti. Peluso fez duras críticas ao ex-ministro Tarso Genro (Justiça), que concedeu refúgio político a Battisti. O caso está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro foi indicado em julho de 2003 pelo presidente Lula para ocupar uma vaga na Corte, com o aval do então ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça).
Aos 66 anos, o próximo presidente da Suprema Corte nasceu em Bragança Paulista, interior de São Paulo, e desde 1967 é juiz do Estado de São Paulo. Na primeira instância, ficou 14 anos e outros 21 anos na segunda instância.
O novo presidente elogiou a tradição da Suprema Corte, segundo a qual são escolhidos para a presidência os ministros que atuam há mais tempo no tribunal e que ainda não tenham sido eleitos para o cargo. Cezar Peluso ocupava a vice-presidência do mandato atual.