Conteúdo da Notícia

Setor de Fonoaudiologia do TJCE inicia campanha de Triagem Vocal na próxima segunda-feira

Setor de Fonoaudiologia do TJCE inicia campanha de Triagem Vocal na próxima segunda-feira

Ouvir: Setor de Fonoaudiologia do TJCE inicia campanha de Triagem Vocal na próxima segunda-feira

O Setor de Fonoaudiologia do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inicia Campanha de Triagem Vocal, na próxima segunda-feira (15/07). A mobilização faz parte das ações preventivas de saúde, promovidas pelo Departamento de Serviços Integrados de Saúde, e ocorrerá também nos dias 17 e 19 de julho.

A fonoaudióloga do Poder Judiciário, Camila Beviláqua Diniz Rolim, explica que, como todas as funções do organismo, a voz também envelhece, com perda de força, velocidade, estabilidade e precisão articulatória. “Ocorre a atrofia e o arqueamento das pregas vocais e a musculatura da laringe fica mais flácida, o que torna a voz trêmula, rouca, soprosa e com pouca projeção sonora”.

Chamado de presbifonia, o processo de envelhecimento vocal pode começar a partir dos 50 anos de idade, acentuando-se dependendo do histórico de vida de cada pessoa. “É comum o indivíduo na terceira idade apresentar deficiência auditiva associada à dificuldade de falar. Por conta dessas limitações, percebemos sérios problemas de comunicação entre marido e mulher nesse faixa etária, e deles com a sociedade”, disse a fonoaudióloga.

No entanto, as mudanças na voz não são exclusivas do envelhecimento. Certas doenças neurológicas, como o Mal de Parkinson, também levam à degeneração da qualidade vocal. Por isso é necessário procurar um especialista ao perceber alterações. “O paciente julga que o problema de voz é normal e irremediável na velhice. Mas a presbifonia tem tratamento e a fonoterapia é um dos recursos utilizados com eficácia”, explicou Camila Beviláqua.