Conteúdo da Notícia

Setembro Amarelo: Judiciário promove palestra sobre prevenção ao suicídio na próxima terça-feira

Ouvir: Setembro Amarelo: Judiciário promove palestra sobre prevenção ao suicídio na próxima terça-feira

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), realiza na próxima terça-feira (29/09), às 17h, palestra virtual com o tema “Suicídio: a Posvenção como Prevenção”, conduzida pela psicóloga Luana Mourão. O evento é direcionado ao público em geral e faz parte da programação do Setembro Amarelo no Judiciário cearense. Para participar, basta acessar o link pelo Cisco Webex.

A proposta da palestra é fazer um alerta sobre o impacto do suicídio, mostrando como ficam as pessoas ao redor, e os danos psicológicos para amigos e familiares. “A posvenção é o que se faz depois que acontece o suicídio. Quando esse fato ocorre, deixa um sentimento de culpa muito grande nas pessoas ao redor, que passam a se questionar se poderiam ter feito algo para evitar. Isso precisa ser trabalhado, principalmente entre grupos de amigos bem chegados e entre a família. A culpa pode ser tão grande que pode levar a outro suicídio”, alerta a psicóloga Luana Mourão.

A importância do tema a ser abordado na palestra evidencia a necessidade de, após um suicídio, haver um acompanhamento para as pessoas impactadas com essa morte, sendo uma forma de prevenir problemas futuros, como transtornos mentais, psiquiátricos ou até mesmo um novo suicídio.

Segundo Mourão, percebe-se que “num campo familiar onde acontece um suicídio, nunca é só um, normalmente há, em algum momento, outro, que veio associado com ansiedade, depressão, transtorno bipolar. Então a gente tem que lançar olhar para tudo isso, a repercussão desse suicídio. Isso é que é a posvenção: o que vem depois. E serve como prevenção, no sentido de prevenir transtornos psicológicos que venham do fato de uma pessoa tirar a própria vida”.

A psicóloga Luana Mourão tem doutorado e pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). É coordenadora da Pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e participa de um grupo de estudos sobre Suicidologia com Karina Okajima Fukumitsu.