Conteúdo da Notícia

Servidores do TJCE apresentam estudo na área de gestão em Tecnologia da Informação

Servidores do TJCE apresentam estudo na área de gestão em Tecnologia da Informação

Ouvir: Servidores do TJCE apresentam estudo na área de gestão em Tecnologia da Informação

A gestão em Tecnologia da Informação adotada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi o tema de palestra realizada nesta segunda-feira (25/02), no auditório da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). O evento, promovido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), reuniu instrutores e alunos do Curso de Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação.

O objetivo foi expor e debater os melhores trabalhos de conclusão do curso, realizado em 2012. O assessor técnico Moacir Medeiros Júnior apresentou o “Plano de Implementação de Práticas de Governança de TI no TJCE”, elaborado em parceria com a diretora do Departamento de Informática, Mônica Santiago.

O projeto dos servidores do Judiciário avalia o modelo de planejamento da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal e aponta quais objetivos serão prioritários para a melhoria contínua da gestão. Algumas ações previstas no projeto já estão sendo praticadas. Entre elas, a contratação de consultoria para elaborar a política de segurança da informação do TJCE.

“O curso apresentou práticas de gestão adotadas por empresas públicas e privadas em todo o país. Isso nos permitiu analisar quais ações devem ser implementadas para atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico”, explicou Moacir Medeiros Júnior.

Para Mônica Santiago, “a participação no curso mostra a preocupação do TJCE com a capacitação dos funcionários”. O planejamento estratégico de TI, instituído em 2011, estabeleceu técnicas e metodologias que viabilizaram uma administração com qualidade, foco nos objetivos estratégicos e monitoramento constante das metas estipuladas.

Outros três trabalhos desenvolvidos por funcionários da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Ematerce) e da Seplag foram apresentados.