Conteúdo da Notícia

Diretor do Fórum e juízes da área criminal discutem técnicas para maior celeridade e eficiência

Diretor do Fórum e juízes da área criminal discutem técnicas para maior celeridade e eficiência

Ouvir: Diretor do Fórum e juízes da área criminal discutem técnicas para maior celeridade e eficiência

A importância do planejamento e das técnicas de gestão como instrumentos para dar maior celeridade e eficiência à prestação jurisdicional foi um dos temas discutidos nesta segunda-feira (25/02), durante reunião no Fórum Clóvis Beviláqua. Participaram do encontro o diretor do Fórum, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, a coordenadora das varas da área criminal, juíza Rosilene Ferreira Tabosa Facundo, e os magistrados titulares das unidades judiciárias.

Segundo o diretor, é preciso se “preocupar não apenas em julgar, mas também em gerenciar a vara, de modo a obter melhores resultados e cumprir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça”. A juíza Rosilene Facundo destacou que os encontros deverão ocorrer periodicamente, visando incentivar o diálogo, identificar as principais demandas das varas e buscar soluções conjuntas.

TEMAS

O juiz corregedor auxiliar Marcelo Roseno também participou da reunião, para tratar da implantação da Central Integrada de Apoio à Área Criminal (Ciaac). O setor será responsável pelo cumprimento de alvarás de soltura, mandados de citação e intimação, além da localização de presos.

As servidoras Christiane Myrta e Ana Paula Alcântara, do Departamento de Informática do Fórum, explicaram aos magistrados como será o funcionamento da Ciaac e ressaltaram que a Central será implantada inicialmente, como projeto piloto, na 6ª Vara Criminal. Posteriormente, será estendida às demais unidades da Capital.

A coordenadora do Grupo de Auxílio para Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza, juíza Joriza Magalhães Pinheiro, também presente ao encontro, apresentou as novas diretrizes de atuação da força-tarefa. Já o juiz Eduardo de Castro Neto, à frente da Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman), discutiu medidas a serem tomadas para aprimoramento do setor, que é responsável pelos oficiais de Justiça que atuam na Capital.