Conteúdo da Notícia

Servidores do Judiciário cearense conquistam certificação profissional Java

Ouvir: Servidores do Judiciário cearense conquistam certificação profissional Java

Três servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que atuam na Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) conquistaram um importante certificado profissional de Java, a linguagem de programação mais usada no mundo e também adotada pelo Poder Judiciário estadual. Pedro Ciarlini, Ítalo Siqueira Lima e Ednilo de Castro Pinheiro receberam o Oracle Certified Professional (OCP) Java SE 11, neste mês de abril.

Pedro Ciarlini trabalha com automatização de processos e integra o Laboratório de Inovação do Poder Judiciário. O servidor explica que a linguagem de programação orientada a objeto surgiu em 1996 com a promessa de ser rápida, segura e multiplataforma, sendo bastante popular atualmente. Apesar disso, garantir um certificado Java ainda é bastante difícil.

“A taxa de reprovação é muito alta, é preciso acertar no mínimo 68% da prova para garantir a certificação, então nos dedicamos bastante. Com essa certificação a gente consegue otimizar o desempenho dos sistemas, usar as melhores práticas recomendadas pela criadora da linguagem e agilizar a modernização”.

Desde que ingressou no Tribunal, em 2011, Italo Siqueira Lima tem atuado como desenvolvedor de software em sistemas administrativos. O trabalho exige constantes adaptações às necessidades das diferentes áreas. Para o servidor, “o processo de estudos permitiu a absorção de conhecimentos e práticas que não sabíamos explorar e mostra que estamos sempre buscando nos atualizar”

Ednilo de Castro Pinheiro é analista Judiciário há seis anos e atualmente está lotado na Coordenadoria de Sistemas Administrativos da Setin. Ele conta que passou quase um ano e meio estudando e se preparando para a prova de certificação. “Vou desempenhar um trabalho técnico de melhor qualidade, pois atuo com Java em algumas das demandas do Tribunal. Logo, o conhecimento adquirido caminhará comigo para todo o sempre”.