Conteúdo da Notícia

Gestores do TJCE levam experiência do Promojud para Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça do Maranhão

Ouvir: Gestores do TJCE levam experiência do Promojud para Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça do Maranhão

O Programa de Modernização do Judiciário (Promojud) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi tema de palestra durante o Encontro de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic): Juntos Construindo o Amanhã, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com o Judiciário Exponencial.

Do TJCE, a secretária de Tecnologia da Informação, Denise Maria Norões Olsen, e a coordenadora-geral de Programa, Roberta Kelma Peixoto de Oliveira Jucá, foram as palestrantes do do evento online, realizado na manhã desta quarta-feira (28/04). O objetivo do Encontro, que prossegue até a próxima sexta (30), é debater sobre como transformar os desafios tecnológicos e de inovação, de hoje, em grandes oportunidades para um amanhã melhor para todos.

“O Programa é pioneiro em dois aspectos: traz a temática da transformação digital como principal via para a modernização de um Tribunal; e será viabilizado por meio de uma operação de crédito externo, ou seja, é uma iniciativa que vale a pena ser compartilhada sempre que possível”, explicou Roberta Jucá.

O Promojud tem como objetivo principal a modernização da Justiça cearense e está baseado em dois componentes: “governança e gestão judiciária”, e “transformação digital para o aprimoramento ao cidadão”. O foco é a transformação digital e inteligência artificial para melhorar a prestação de serviço aos usuários da Justiça, com atendimento moderno e aperfeiçoado, processo judicial célere e infraestrutura tecnológica modernizada.

O Promojud tem dois eixos principais: transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão. Envolve o investimento e o desenvolvimento técnico necessários à transformação digital ampla e profunda, que no âmbito do Judiciário denomina-se “Justiça 4.0”.

VALORES
São 35 milhões de dólares para execução nos próximos cinco anos, sendo 28 milhões de dólares do BID e sete milhões como contrapartida do Executivo estadual. A operação de crédito é uma parceria do TJCE e do Governo do Ceará, aprovada pela União. A iniciativa é inédita no âmbito dos Tribunais brasileiros.