Conteúdo da Notícia

Servidoras do TJCE participam de workshop sobre autoexame da mama

Servidoras do TJCE participam de workshop sobre autoexame da mama

Ouvir: Servidoras do TJCE participam de workshop sobre autoexame da mama

Servidoras do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nesta terça-feira (14/02), de workshop com o tema “Autoexame da mama: a prevenção é o segredo.” O evento, promovido pela Divisão de Saúde Ocupacional, ocorreu na Sala de Treinamento, no Palácio da Justiça.
De acordo com a enfermeira Aline Oliveira, à frente da atividade, o objetivo foi incentivar o autoconhecimento, esclarecer dúvidas e conscientizar a importância da realização do autoexame para o rastreamento precoce do câncer de mama, o que aumenta as chances de cura da doença. Ela também ensinou o passo-a-passo a ser seguido mensalmente pelas mulheres.
“O autoexame deve ser feito oito dias após a menstruação. Mulheres na menopausa ou que fazem uso contínuo de anticoncepcional devem escolher um dia no mês para repetir o exame. Elas devem utilizar a mão direita para apalpar a mama esquerda e vice-versa, sempre com movimentos circulares suaves, apertando levemente”, explica. A enfermeira acrescenta que também é preciso verificar se existem nódulos nas axilas.
Segundo a profissional do TJCE, ao perceber caroço fixo e endurecido, pele avermelhada, secreções e alterações no mamilo, a mulher deve procurar imediatamente um médico mastologista para fazer a investigação.
Ivanilda Rabelo, que trabalha no Departamento de Engenharia do TJCE, aprovou a iniciativa. “Sempre acabo adiando a ida ao médico, mas sei o quanto é importante. Agora esclareci muitas dúvidas e ainda me motivei a marcar uma consulta”, afirma.
O workshop também será realizado na próxima sexta-feira, dia 17 de fevereiro, às 8h30, no Fórum de Aquiraz. Já no dia 22, a atividade vai ser promovida no Fórum Clóvis Beviláqua, na Capital, no mesmo horário.