Conteúdo da Notícia

Sarau Beviláqua é aberto no Fórum com música, poesia e exposição

Sarau Beviláqua é aberto no Fórum com música, poesia e exposição

Ouvir: Sarau Beviláqua é aberto no Fórum com música, poesia e exposição

A edição de fevereiro do Sarau Beviláqua foi aberta com música, poesia e exposição nesta quinta-feira (21/02), no átrio Fórum Clóvis Beviláqua. A realização é das Varas de Execução Penal de Fortaleza, com o apoio da Diretoria do Fórum. A exposição (de banners com fotografias de obras de arte) traz o tema “Revivendo a Semana de Arte Moderna de 1922”, que completou 97 anos na semana passada. A poesia estava em potes de vidros com papeletes de poemas, que foram disponibilizados ao público. A música ficou por conta da orquestra do Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps), que trabalha com crianças e adolescentes em vulnerabilidade.
Regida pelo maestro Caio Barros, a orquestra foi composta por 30 crianças, que formaram um coral e tocaram violino, violão e flauta. O grupo apresentou composições representando épocas diferentes da história da música, desde a Idade Média até a era moderna. “A música tem que ir para as pessoas, na rua, nos locais públicos. Acho isso fantástico e quero fazer na minha vida toda”, disse o maestro.
O Sarau foi aberto pela diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo. Ela agradeceu a todos “que realizam esse evento de forma voluntária e com um entusiasmo que apaixona”. A magistrada ressaltou que a Diretoria do Fórum será sempre uma colaboradora e apoiadora. “Aliar a esse espaço a possibilidade de dividir conhecimento, cultura e arte e permitir que as pessoas tenham acesso e contemplem tantas coisas, que às vezes ficam restritas a tão poucos, é o nosso papel”, destacou.
A juíza Luciana Teixeira, titular da 2ª Vara de Execução Penal e uma das idealizadoras do Sarau, explicou as origens da Semana da Arte Moderna e do Sarau, que nasceu a partir da necessidade de se criar um ambiente de aproximação para proporcionar cultura e arte e “desenvolver essa sensibilidade e essa humanização, que só a arte, a música e a poesia são capazes de fazer”. A magistrada ainda leu um texto, elaborado nas Varas de Execução Penal, em homenagem à Semana. A promotora de Justiça Joseana França considerou o evento um momento de compartilhamento de amor, ternura, cultura e acolhimento. “A música traz tudo isso, traz harmonia e beleza”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO
O Sarau continua nesta sexta-feira (22), com a palestra “Novos Tempos Modernos”, com o historiador Humberto Pinheiro, no Auditório Agenor Studart, no Fórum, às 10h30. O encerramento será no dia 23, com um recital e uma palestra sobre “Bárbara de Alencar”, com o poeta Gylmar Chaves, no auditório da Casa José de Alencar, às 9h.
O SARAU
Fundado em outubro de 2018, o Sarau é realizado mensalmente com a  participação de juízes, servidores e colaboradores das Varas de Execução Penal de Fortaleza para o compartilhamento de experiências de leitura, através de discussões e reflexões dos conteúdos artísticos, filosóficos e jurídicos de todas as épocas. Busca promover o incentivo à leitura, o estímulo e o aprimoramento da apreciação artística e do raciocínio jurídico, valorizando e fortalecendo as relações interpessoais no ambiente de trabalho. O Sarau está no Instagram com o perfil @sarau.bevilaqua.

A SEMANA DE ARTE MODERNA
Realizada em fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna reuniu, no Teatro Municipal de São Paulo, artistas e intelectuais brasileiros. Influenciados pelos acontecimentos artísticos literários que ocorriam na Europa, eles organizaram um encontro para refletir e realinhar a identidade brasileira através das artes. Durante a semana, foram apresentadas diversas novas produções da época em áreas como música, dança, poesia e artes plásticas, dando início ao que mais tarde iria ser chamado de Movimento Modernista Brasileiro.
Acesse a galeria de fotos.