Conteúdo da Notícia

Robô conclui trâmite processual e devolve ações à origem nas Turmas Recursais

Ouvir: Robô conclui trâmite processual e devolve ações à origem nas Turmas Recursais

Os processos julgados nas 5ª e 6ª Turmas Recursais têm agora mais um auxílio na conclusão do trâmite processual. É que o Robô III, testado nessa terça-feira (1º/12), desempenha duas atividades em uma só: transitar em julgado o processo e devolvê-lo à origem. Segundo Karyna Ribeiro, servidora do Núcleo de Produtividade Remota do 1º Grau, a atividade é normalmente desenvolvida por sete servidores das duas unidades. “Nós nos reuníamos quinze dias úteis após o julgamento, que é quando os processos que não tiveram novos recursos poderiam ser encerrados, pegávamos todo o montante das ações julgadas numa mesma data, dividia entre todos e realizávamos esse trabalho manualmente”, ressalta.

Ela explica que o trabalho realizado pela ferramenta nada mais é que um programa que realiza cliques e insere informações previamente planilhadas, como a data do trânsito em julgado. Ou seja, um trabalho meramente repetitivo. No teste, o Robô realizou em algumas horas o que sete servidores levariam um turno inteiro para fazer. “O mais bacana é que enquanto ele trabalha, o servidor que o acionou pode paralelamente seguir realizando outras atividades”, destaca Karyna.

O trabalho faz parte do projeto que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem implementando para otimizar os serviços no Fórum das Turmas Recursais.

PARCERIA
O projeto-piloto é um trabalho em conjunto com a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada. Inicialmente a equipe da Unifor cria o robô e testa em um “ambiente de testes”. Em seguida, o robô é disponibilizado aos servidores do TJCE que o utiliza em ações que tramitam no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Agora, a equipe de profissionais da Unifor e TJCE estão trabalhando para criar um robô que vai auxiliar especificamente os juízes, no trabalho de decisões.

A primeira vez em que o robô foi utilizado no Judiciário foi em 22 de outubro, oportunidade em que, somente em 1 hora de execução, encaminhou 262 processos julgados para assinatura digital referentes à 6ª Turma Recursal e 20 processos na 5ª Turma. Em novembro, o Robô II chegou a incluir 436 processos em pautas de julgamento nas mesmas unidades.