Conteúdo da Notícia

Resultado parcial: Semana da Conciliação encerra com 30,49% de acordos no Judiciário cearense

Ouvir: Resultado parcial: Semana da Conciliação encerra com 30,49% de acordos no Judiciário cearense

A XVI Edição da Semana Nacional da Conciliação no Judiciário cearense chega ao fim nesta sexta-feira (12/11) com o total de 2.958 audiências realizadas, durante os cinco dias do esforço concentrado. O resultado, ainda parcial, aponta um percentual de 30,49% de acordos, o que representa um aumento de quase 6% (24,61%) a mais em relação ao ano passado. Os dados seguirão em apuração nos próximos dias, e o resultado final deverá ser divulgado na próxima semana.

Satisfeito com a conclusão dos trabalhos, o desembargador Carlos Alberto Mendes Forte, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE), enfatizou a importância da iniciativa para o Judiciário e à população cearense. “Nós estamos encerrando em nível nacional a Semana da Conciliação. Em nível Estadual, temos obtido êxito nesta nossa missão. Temos essa Semana, hoje, muito mais como uma promoção da cultura da composição das partes, que pode ser alcançada nos processos judiciais e até mesmo antes deles. Então, a nossa missão é fazer florescer, é ampliar esta cultura.”

O desembargador agradeceu a todos os envolvidos e às partes que acreditam que a conciliação é o melhor caminho para a solução dos conflitos. “Quero agradecer imensamente às pessoas que participaram ativa e efetivamente dessa força-tarefa. Juízes, servidores, conciliadores e mediadores. Também agradeço à presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, nossos parceiros e às unidades que têm enfrentado conosco esses desafios. Desejo a todos muitas felicidades e a permanência desta cultura da conciliação e mediação dos processos.”

Ainda conforme os dados preliminares, outro número que superou a edição passada foi o total de agendamentos. Neste ano, foram agendadas 8.566 audiências em todo o Estado. Já em 2020, o total registrado foi de 7.691.

ENCERRAMENTO
Para o encerramento dos trabalhos, o Nupemec promoveu, nesta sexta-feira (12/11), a quinta e última palestra online da XVI Edição: “Inteligência Emocional para solução de conflitos”, com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos de Maracanaú, Augusto Cézar de Luna Cordeiro. “O intuito é fortalecer a solução pacífica dos conflitos. Uma coisa que já vem sendo abraçada pelo Núcleo ao longo do ano”, disse.

Na avaliação do magistrado, “a perspectiva é que nós tenhamos alcançado números melhores do que o ano passado. Isso já é uma realidade, e próximos ao ano de 2019, quando tivemos a possibilidade de fazer todas essas conciliações de forma presencial”.

Para a juíza Jovina D’Avila Bordoni, o encerramento da mobilização foi exitoso. Ela também ressaltou a participação do público. “A semana toda tivemos um público muito bom nos prestigiando aqui no Teams e no YouTube”, referindo-se às plataformas onde foram transmitidas as palestras.

Todas as apresentações realizadas na Semana Nacional de Conciliação estão disponíveis no canal do Tribunal de Justiça do Ceará no YouTube. Ao final, os participantes têm direito à certificado.