Conteúdo da Notícia

Ressocialização de presos é tema  de entrevista do “Judiciário em Evidência”

Ressocialização de presos é tema de entrevista do “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Ressocialização de presos é tema de entrevista do “Judiciário em Evidência”

Projetos de ressocialização de presos são tema de entrevista no “Judiciário em Evidência”, que será exibido neste sábado (04/04) na TV Assembleia, às 18h30; domingo (05/04) na TV O Povo, às 12h15; e na segunda-feira (06/04), na TV Fortaleza, às 14h30. A convidada é a juíza Luciana Teixeira de Souza, titular da 2ª Vara de Execução Penal de Fortaleza.

A magistrada fala do “Aprendizes da Liberdade”, que existe há dois anos e foi formalizado nesta quarta-feira, dia 1º de abril, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Com o apoio das secretarias de Educação e Justiça e Cidadania do Estado, além da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará, é garantido aos apenados do regime semiaberto a participação em aulas ministradas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), localizado no Centro de Fortaleza.

Inicialmente, 30 apenados, que já têm benefício de trabalho externo, foram contemplados. Agora já são 80 e a ideia é de que no próximo semestre esse número aumente. O convênio, segundo a juíza, tem duração de três anos e pode ser prorrogado.

Na entrevista, ela fala ainda do convênio que o Poder Judiciário formalizou, também nesta quarta-feira, com o Fórum Nacional Permanente de Reconstrução Social. O objetivo é viabilizar a discussão de projetos voltados para a ressocialização de presos e o combate à violência. Integrantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, OAB/CE e sociedade civil participam do Fórum.

O programa traz ainda matéria sobre o 1º Ciclo de Palestras sobre o novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor dia 18 de março de 2016. O evento, realizado no último dia 27, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), reuniu desembargadores, juízes e demais operadores do Direito. A expectativa do coordenador-geral do evento, advogado Tiago Asfor, é de que os debates ocorram mensalmente.

O “Judiciário em Evidência” também tem reportagem sobre campanha de vacinação promovida pelo Departamento de Serviços Integrados de Saúde do Tribunal de Justiça. A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Executiva Regional VI, que cedeu profissionais do Posto de Saúde de Messejana e as 700 doses contra sarampo, hepatite B e tétano.

CANAIS

TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).

O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.