Conteúdo da Notícia

Relatório sobre prédio do TJCE indica boa condição de estabilidade da estrutura

Ouvir: Relatório sobre prédio do TJCE indica boa condição de estabilidade da estrutura

Relatório técnico de vistoria realizada na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) indica que o prédio apresenta boa condição em relação à estabilidade global. O documento, elaborado pela Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP), foi entregue nesta segunda-feira (27/09), à presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, pelo titular da SOP, Quintino Vieira, durante reunião no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

Realizado a partir do incêndio ocorrido em parte do prédio, no último dia 6 de setembro, o estudo apontou estabilidade da edificação no estado atual da estrutura, exceto nas regiões onde houve comprometimento de pilares localizados em um dos lados da fachada do prédio. A estrutura não registrou deformações contínuas.

“Esperamos, em breve, retornar ao nosso Tribunal de Justiça recuperado, ampliado e modernizado, afirmou a chefe do Judiciário cearense”, após receber o documento.

O relatório foi feito com base em vistorias, envolvendo análise de concreto da estrutura, pela área da Engenharia Civil. Uma das etapas contemplou retirada de material para comparar a resistência de pilares atingidos e não atingidos pelo fogo. “A maioria dos elementos estruturais internos (pilares, vigas e lajes) apresenta boa condição em relação à integridade estrutural, sendo necessária a adoção de algumas medidas para garantir a estabilidade de todo o conjunto”, cita um trecho do documento da SOP.

Presidente do TJCE, desa. Nailde Pinheiro Nogueira, esteve reunida com os técnicos nesta segunda-feira

Entre as recomendações estão escoramento, remoção de concreto e recomposição das armaduras, caso seja necessário. O risco de dano global ou parcial é considerado médio, o que possibilita a recuperação estrutural do prédio. Estudos complementares da estrutura serão realizados por técnicos especialistas. A perícia no prédio será concluída após escoramento da área mais afetada.

Equipes da engenharia do Tribunal e da SOP já iniciaram estudos em relação à reforma e à modernização. O serviço deverá contemplar também a ampliação da estrutura.

Participaram ainda da reunião no FCB, onde está sediada provisoriamente a Presidência do Tribunal, o supervisor do Núcleo de Perícias em Engenharia e Meio Ambiente da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Fernando Queiroz; coordenador Municipal da Defesa Civil, Régis Tavares; comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Ronaldo Roque de Araújo; os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Joriza Magalhães, Emílio Viana e Ricardo Alexandre Costa; os superintendentes da Área Judiciária, Nilsiton Aragão, e Administrativa, Sérgio Mendes; o secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Sampaio; o consultor Jurídico, Rodrigo Xenofonte; e a gerente do Departamento de Engenharia, Anita Guimarães.

GABINETES DOS DESEMBARGADORES
O Fórum Clóvis Beviláqua passará a abrigar os gabinetes de desembargadores do TJCE. O mesmo local também receberá a sala do Órgão Especial e das Sessões das Câmaras. A decisão da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira foi anunciada após reunião com os demais integrantes do colegiado, realizada na última quinta-feira (23/09), determinando o início das adaptações no prédio imediatamente.

“A Presidência já está trabalhando ativamente no Fórum Clóvis Beviláqua desde o dia 8 de setembro e, neste momento, consideramos este prédio a melhor opção para o jurisdicionado, que já encontra serviços da Justiça de 1º Grau aqui. Outra vantagem é a redução de custos, uma vez que será feita uma adaptação das salas que existem, sem a necessidade de construção momentânea de um outro espaço”, esclareceu a magistrada.