Conteúdo da Notícia

Quatro novos aprovados em concurso para juiz do TJCE escolhem comarcas; posse será nesta quinta-feira

Ouvir: Quatro novos aprovados em concurso para juiz do TJCE escolhem comarcas; posse será nesta quinta-feira

Após concurso público para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), quatro novos aprovados escolheram as unidades onde atuarão no interior do Estado. A escolha ocorreu, nesta quarta-feira (20/10), no Fórum Clóvis Beviláqua, com a participação da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Com os 28 empossados na última sexta-feira (15), a Justiça estadual ganhará reforço de 32 magistrados.

Por ordem crescente de classificação, Allan Augusto do Nascimento (natural de São Vicente – SP) escolheu a Comarca de Chaval, Erick José Pinheiro Pimenta (nascido em Manaus) ficou com a 2ª Vara de Jaguaribe, Frederico Augusto Costa (natural do Rio de Janeiro) atuará em Jijoca de Jericoacoara, e Liana Alencar Correia (nascida em Fortaleza) será juíza em Monsenhor Tabosa. Eles foram aprovados em concurso para a magistratura, realizado pelo TJCE.

A posse ocorrerá nesta quinta-feira (21/10), às 13h30, durante sessão do Tribunal Pleno, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), bairro Edson Queiroz. Os novos juízes se juntarão aos 28 empossados na semana passada. Após curso de formação inicial, os julgadores assumirão as respectivas unidades, o que está previsto para fevereiro de 2022.

A presidente do TJCE afirmou que os novos magistrados desempenharão relevante papel, tanto no julgamento de processos relativos à esfera estadual, como de assuntos eleitorais, em razão das eleições do ano que vem. “Vocês fazem um trabalho essencial à sociedade, que é resolver os mais diversos conflitos. Além do conhecimento técnico, é preciso ter um olhar humanizado a quem procura Justiça. O cidadão necessita ter uma atenção, um cuidado. Isso gera mais empatia e a certeza da confiança no Poder Judiciário”, destacou a desembargadora.

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Daniel Carvalho Carneiro, disse que “é sempre uma felicidade a chegada de novos colegas. Cada um deles atuará em uma unidade distinta, o que possibilita maior dedicação e celeridade ao serviço judicial oferecido à sociedade. Com isso, ganha não somente o Judiciário, mas também o cidadão”.

Também presentes à sessão de escolha das comarcas, a juíza auxiliar da Presidência do TJCE, Joriza Magalhães Pinheiro; o gerente do Núcleo de Apoio à Gestão do 1º Grau, Felipe Mourão; e o juiz substituto Daniel Couto, nomeado para a 2ª Vara de Jucás.