Conteúdo da Notícia

Projeto realizado em parceria com TJCE conclui 3ª edição com a ressocialização de mais 17 mulheres egressas

Ouvir: Projeto realizado em parceria com TJCE conclui 3ª edição com a ressocialização de mais 17 mulheres egressas

“Com esse certificado em mãos, até a sociedade passa a olhar para a gente de maneira diferente”, afirma a mulher com sorriso no rosto e o envelope nas mãos. A frase é de uma egressa do sistema penitenciário do Estado participante do projeto “Vozes da Liberdade”, que promove ressocialização e qualificação profissional através do artesanato. O trabalho surgiu por meio da parceria entre as Varas de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) através do Programa Um Novo Tempo, e o Grupo Mulheres do Brasil. A entrega dos certificados foi nessa segunda-feira (13/03), para 17 mulheres que concluíram a 3ª edição, perfazendo o total de 47 considerando-se as duas edições anteriores.

A solenidade de entrega, que ocorreu na presença de familiares e amigos, foi realizada na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). A titular da 2ª Vara de Execuções Penais da Capital, juíza Luciana Teixeira de Souza, ressaltou o sucesso da cooperação e projetou o próximo passo da ação. “Considero esta parceria como completa, uma vez que oferece às egressas do sistema penitenciário a capacitação profissional, as condições para o acesso ao microcrédito e o escoamento de suas produções. A iniciativa é um grande sucesso, ao completar sua terceira edição, com previsão para o início da quarta turma ainda neste mês de março”.

Uma das mais empolgadas com a vida nova, a egressa Valdirene Teixeira, destacou o impacto do projeto em sua trajetória. “Essa foi uma das melhores experiências que vivi. Foi a que mais me acolheu e me abraçou. Me fez ver minhas qualidades. Além de me dar oportunidade para trabalhar, fazer cursos, estudar, o programa ergueu minha autoestima”.

Outra agraciada da noite, Maria Pastora, compartilhou o sentimento de recomeço após os treinamentos, que englobam artesanato, módulos de aprendizado em cidadania e cultura de paz, formação em gestão de negócios e empreendedorismo. “É muito gratificante. Só tenho que agradecer por ter participado. Estou muito feliz. Me motivou muito a possibilidade de mudar de vida, a vontade de ser outra pessoa e de ter outras oportunidades”, comemora.

Além da capacitação, as participantes são beneficiadas com ajuda de custo financeiro, auxílio-transporte e apoio socioemocional individualizado. No evento, além das entregas, a líder do Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil, Annette Reeves, e a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero, participaram de roda de conversa sobre o papel da mulher na política e sociedade.

O projeto é direcionado às mulheres que encontram-se em situação de cumprimento de pena, bem como suas familiares do sexo feminino.

INÍCIO

O “Vozes da Liberdade” surgiu de uma colaboração do Programa Um Novo Tempo (iniciativa das Varas de Execução Penal da Comarca de Fortaleza) com o Grupo Mulheres do Brasil. O “Um Novo Tempo” reúne uma série de projetos de ressocialização das Varas de Execução Penal de Fortaleza e teve início em 2013, a partir de parcerias firmadas pelo Tribunal com instituições públicas e privadas.

Entre as ações, está o projeto “Justiça de Portas Abertas”, que consiste em ressocializar cumpridores de penas no regime semiaberto, através da garantia de emprego e de acompanhamento às famílias. À frente do programa estão os juízes da Execução Penal Raynes Viana de Vasconcelos, Luciana Teixeira de Souza, Cézar Belmino Barbosa Evangelista Junior e Fernando Antônio Pacheco Carvalho Filho. A desembargadora Maria Ilna Lima de Castro atua como supervisora do Comitê Gestor do Programa Um Novo Tempo.

Agenda2030