Conteúdo da Notícia

Projeto que oferece atendimento odontológico a vítimas de violência doméstica vira tema de TCC

Ouvir: Projeto que oferece atendimento odontológico a vítimas de violência doméstica vira tema de TCC

Desde fevereiro de 2019, mais de 80 mulheres vítimas de violência doméstica no Estado receberam atendimento por meio do projeto “O Direito de Sorrir”, que oferece gratuitamente procedimentos de reconstrução dentária, maxilar ou facial. A iniciativa é do Curso de Odontologia do Centro Universitário Unifametro em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza. Mais que uma recuperação estética, as atendidas recebem de volta sua dignidade, com autoconfiança e a oportunidade de sorrirem novamente.

O sucesso do projeto foi tema de artigo apresentado na última quinta-feira (04/06), pela estudante que coordena a iniciativa, Fabíola Andrade, e serviu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A juíza Rosa Mendonça, titular do Juizado da Mulher, fez parte da banca examinadora, com os professores Paulo André Carvalho, coordenador do Curso de Odontologia da Unifametro, e Jandenilson Brígido. Com nota máxima, além do título de odontóloga, a aluna ganhou uma experiência muito valiosa para sua profissão e sua vida.

“Escrever sobre o projeto O Direito de Sorrir, pela relevância social que ele tem e pelo fato de eu estar na coordenação, foi desafiador. Pude expressar meu olhar mais crítico sobre essa experiência que foi muito rica para mim. Aprendi muito com as histórias e a força dessas mulheres que têm vontade de sair daquele ciclo negativo de violência”, ressalta Fabíola, lembrando a defesa de TCC inusitada por videoconferência e manifestando o desejo de manter vínculos com o projeto. “Ainda tenho algumas semanas para cumprir carga horária curricular, mas tenho muita vontade de permanecer envolvida com o projeto. Vou conversar com o professor sobre as possibilidades”.

PROJETO CONSOLIDADO
De acordo com a juíza Rosa Mendonça, tanto os resultados dos atendimentos prestados quanto o fato de já haver um TCC sobre o projeto “O Direito de Sorrir” mostram que a iniciativa está consolidada. “É um trabalho da mais alta importância, que devolve a dignidade e a vida às mulheres, que normalmente são agredidas no rosto. Essa parceria tende a crescer, pois os cuidados já chegam aos familiares das vítimas, com atendimentos de psicologia e terapia ocupacional. Acredito que é um dos convênios mais importantes do TJCE”.

A magistrada também destaca o interesse dos alunos no projeto e a estrutura utilizada. “A Fabíola teve muito engajamento, coordenou o projeto e fez os primeiros atendimentos. Assim como ela, outros estudantes estão aprendendo muito ali. Quando visitei o Complexo Odontológico da Unifametro percebi que a estrutura é de ponta, com qualidade elevada, que as mulheres atendidas não teriam condição de pagar. Outro fator positivo dessa parceria é a ajuda ao Juizado com a emissão de laudos, que muitas vezes as vítimas têm dificuldades para fazer”.

O coordenador do Curso de Odontologia da Unifametro, professor Paulo André Carvalho, mostra que as vantagens da iniciativa beneficiam todos os lados. “Esse projeto pode servir de modelo e podemos iniciar outros que também façam bem à população. O benefício para essas pacientes vai além do tratamento, tem um lado humano muito importante. Além disso, é bom para o Tribunal de Justiça, que tem acesso aos nossos laudos”.

As vítimas de violência são recebidas e tratadas em sigilo pelos estudantes e essa relação também beneficia os alunos. “Dá para perceber a diferença na maturidade dos alunos que estão envolvidos no projeto. Eles ficam mais sensibilizados no lado social, conhecem a realidade dessas mulheres. Também receberam do Tribunal, junto com os professores, treinamento sobre leis e orientação de como atender vítimas de violência”, finaliza o coordenador.

Saiba mais sobre o projeto: Começa atendimento odontológico para mulheres vítimas de violência