Conteúdo da Notícia

Projeto de ressocialização participará da Feira Internacional do Artesanato em Fortaleza

Projeto de ressocialização participará da Feira Internacional do Artesanato em Fortaleza

Ouvir: Projeto de ressocialização participará da Feira Internacional do Artesanato em Fortaleza

As peças confeccionadas com tecidos e materiais recicláveis no projeto “Fábrica Escola”, voltado a detentos e egressos do sistema prisional, serão expostas na Feira Internacional do Artesanato. A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (19/07), às 15h, e o evento se estenderá até 28 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A maior parte da renda obtida com a venda do material será entregue aos recuperandos. O restante do dinheiro terá como destino a reposição de matéria-prima.

De acordo com o juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titular da 3ª Vara de Execução Penal do Fórum Clóvis Beviláqua, a participação na Feira tem apoio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que tem à frente Bismarck Maia.

O magistrado destaca que o “Fábrica Escola” beneficia não somente o preso ou egresso, mas também a família. “Acredito que só cuidar do detento não é suficiente, porque, depois do cumprimento da pena, ele volta para casa e, caso a família esteja desajustada, ele pode voltar a cometer delitos”.

O trabalho artesanal, supervisionado pela Associação Mãos que Criam, é uma das atividades desenvolvidas no projeto de reinserção social, inaugurado no dia 3 de abril deste ano. Além disso, disponibiliza atendimento psicossocial para o preso e à família, inclusive com tratamento contra dependência química (álcool e drogas), educação básica, capacitação profissional, assistência médica e jurídica.

O projeto é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) e outras instituições públicas e privadas. Funciona na avenida Dom Manuel, na Capital.

A Feira Internacional do Artesanato poderá ser visitada das 14h às 22h, no pavilhão “Oeste” do Centro de Eventos. A entrada será pelo portão “C” e custará R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia com apresentação da carteira de estudante). Crianças com até 10 anos de idade não pagam. A Associação do Bem-Estar dos Artesões Cearenses é a responsável pelo evento.