Conteúdo da Notícia

Professores da Espanha e do Sul do Brasil conhecem Virtualização do Judiciário cearense

Ouvir: Professores da Espanha e do Sul do Brasil conhecem Virtualização do Judiciário cearense

Um grupo de professores e representantes de universidades do Sul do Brasil e da Universidad de Zaragoza, na Espanha, visitou, nesta sexta-feira (03/09), o Fórum Clóvis Beviláqua. Na ocasião, eles conheceram a estrutura disponibilizada pelo Poder Judiciário do Ceará para o trabalho de virtualização do acervo processual.
Os professores Fernando Galindo, da Universidad de Zaragoza, Aires Rover, da Universidade Federal de Santa Catarina, e José Renato Cella, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), fazem parte do projeto de cooperação “Observatório do Governo Eletrônico”, que estuda iniciativas de inovação na área de tecnologia aplicadas na administração pública.
Os visitantes foram recebidos pelo diretor do Fórum, juiz Francisco José Martins Câmara; pelo secretário de Tecnologia da Informação, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), José Montenegro; pelo professor Hélio Leite; pelo assessor da Secretaria de Tecnologia de Informação do TJCE, Gustavo Pereira, e pela juíza Jacinta Inamar Franco Mota, integrante do grupo gestor da Virtualização de 1º Grau, entre outros.
O grupo teve a oportunidade de conhecer o setor de Distribuição e a 1ª Vara da Fazenda Pública, que já está funcionando totalmente por meio virtual. O professor espanhol Fernando Galindo destacou o pioneirismo do Brasil, em especial do Judiciário cearense, em tocar um projeto tão audacioso. “É um programa muito interessante e pioneiro no mundo. Poucos países enfrentaram o desafio de virtualizar sua Justiça”, afirmou.