Conteúdo da Notícia

Processos das Varas Cíveis começam a ser digitalizados no Fórum Clóvis Beviláqua

Processos das Varas Cíveis começam a ser digitalizados no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Processos das Varas Cíveis começam a ser digitalizados no Fórum Clóvis Beviláqua

O Fórum Clóvis Beviláqua iniciou a digitalização dos processos em tramitação nas Varas Cíveis de Fortaleza. Os trabalhos, que começaram nessa sexta-feira (30/11), estão sendo feitos com ações da 10ª Vara Cível.

Para a juíza Nismar Belarmino Pereira, titular da Vara, o procedimento “vai melhorar muito o andamento dos processos, pois a demanda é muito grande”. A magistrada destacou que haverá ganho também no espaço físico, que não contará mais com o acúmulo de papéis. Além disso, o público poderá acompanhar a tramitação dos processos pela internet.

O diretor de secretaria da unidade, Fernando Prado, ressaltou que não haverá necessidade de expedientes, como autuação de processos e a juntada de petições. Ele explicou que serão digitalizadas 5.509 ações da Vara, começando pelas que estão, de forma física, no Sistema de Automação da Justiça (SAJ). Em seguida, virão as cadastradas no Sistema Processual (SPROC), partindo das mais recentes, que ainda não reúnem muitas folhas.

A sala de digitalização conta com oito profissionais (sendo três deficientes auditivos), que trabalham de segunda a sexta feira, das 9h às 18h, realizando higienização, digitalização, conferência e assinaturas digitais de processos. Os portadores de necessidades especiais trabalham por meio de convênio entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada).