Conteúdo da Notícia

Presos em flagrante com mais de 70 kg de cocaína são condenados a 20 anos de reclusão

Ouvir: Presos em flagrante com mais de 70 kg de cocaína são condenados a 20 anos de reclusão

O Juízo da 2ª Vara da Comarca de Acaraú condenou dois réus presos a 12 e 8 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, por transportarem, num fundo falso de veículos, 38,7 kg e 31,8 kg de cocaína, totalizando 70,5 kg. As audiências de instrução e julgamentos foram realizadas por videoconferência e conduzidas pelo juiz Tiago Dias. A primeira oitiva ocorreu no dia 09 de junho e a segunda, no último dia 12. O magistrado agendou mais quatro audiências envolvendo ações de tráfico de drogas para este mês de junho.

Os processos fazem parte da “Operação Divisa”, conduzida pela Polícia Rodoviária Federal em atividades de rotina. A ação, que teve início em 2019, resultou na apreensão de drogas condicionadas em fundos falsos de veículos que trafegavam pelo litoral Leste do Estado. “Esses processos têm recebido atenção da Justiça cearense, mesmo durante o regime de plantão extraordinário e TeleTrabalho”, explicou o juiz.

Segundo o magistrado, é “importante que a Justiça informe à sociedade o resultado desses processos, que são fruto de um grande esforço dos órgãos de segurança no patrulhamento das divisas do Estado, visando à apreensão de drogas oriundas de outros Estados.

O juiz destaca também a importância da videoconferência na condução dos trabalhos. “A ferramenta eletrônica tem sido uma aliada para não permitir que a tramitação desses feitos fique paralisada”.

PLATAFORMA
A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apresentou a plataforma WebEx-Cisco para as audiências por videoconferência, como ferramenta padrão durante o período de isolamento social, devido a pandemia do Coronavírus. O sistema, protocolado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é indicado para oitivas de instrução envolvendo, principalmente, processos criminais com réus presos, representações da Infância e Juventude e audiências de conciliação.