Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE apresenta Programa de Serviço Voluntário para aprovados em seleção

Presidente do TJCE apresenta Programa de Serviço Voluntário para aprovados em seleção

Ouvir: Presidente do TJCE apresenta Programa de Serviço Voluntário para aprovados em seleção

Vinte e cinco profissionais aprovados no processo seletivo para o Programa de Serviço Voluntário do Judiciário receberam as boas-vindas do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes. O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (21/01), no Palácio da Justiça, e contou também com a presença do vice-presidente, desembargador Washington Luis Araújo.
“Quem desempenha serviço voluntário no Brasil realmente tem que ser aplaudido, homenageado, porque os incentivos são poucos para quem se dedica a fazer pelo próximo algo sem ganho financeiro. Fiz questão de estar aqui para recepcioná-los porque sentíamos a carência de pessoas com experiência em determinadas áreas que poderiam dar seu contributo e receber duplo ganho, pela experiência e certificação do trabalho, que passará a dotá-los de condições para concorrer em concursos”, disse o desembargador Gladyson.
Ao todo, foram aprovados 44 profissionais das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social no Programa de Serviço Voluntário. Uma delas é Patrícia Rodrigues, voluntária de Psicologia. “É uma área que eu sempre tive interesse em trabalhar, voltada para a Psicologia Jurídica, principalmente com a demanda de violência contra a mulher. Quero que, dentro do possível e da minha experiência, agregar valor não só ao Judiciário, mas às famílias que vão demandar esse serviço.”
Os voluntários darão apoio direto à atividade judicante, nas unidades judiciárias de 1º e 2º Graus, da Capital e Interior. O serviço será prestado por dois anos, prorrogável por igual período. Ao final dos primeiros dois anos, o voluntário receberá certificado das atividades realizadas, no caso de avaliação satisfatória dos serviços prestados.
A seleção foi feita pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal. “Esse é um momento de acolhimento dos voluntários. Estamos trabalhando na primeira edição do programa. São voluntários que irão desenvolver trabalho importante para a sociedade porque a proposta é aliar capacitação técnica às ações desenvolvidas pelo Judiciário”, explicou Fhilip Borges, assistente de apoio técnico da SGP.
PALESTRA
Após a apresentação, os voluntários assistiram à palestra sobre ética e motivação no serviço público voluntário, com o analista Judiciário Luis André Naberezny. Ele falou a respeito da capacitação profissional e desempenho pessoal de cada um no ambiente de trabalho.
Ressaltou sobre a importância de autogestão e responsabilidades que cada profissional precisa ter nos dias de hoje. Lembrou a respeito do comprometimento, esforço e proatividade. “A posição que você está hoje foi você que se colocou. O que você precisa fazer para chegar onde quer? Se eu quero ganhar mais eu preciso agregar valor ao que faço”, afirmou.
Com uma linguagem descontraída e interativa com os participantes, Luis André chamava a todo instante atenção das pessoas com relação a situações cotidianas da vida profissional e pessoal que nem sempre ganham destaque em meio à rotina do dia a dia.